1 1 1 1 1

Este domingo, nos Prazeres, há "Leilão dos Galos"

leil galos1Como já acontece de alguns anos a esta parte, a Quinta Pedagógica dos Prazeres vai promover a realização de mais uma edição do evento "Leilão dos Galos".

Neste caso, por coincidência do calendário (a última foi em 2008), no mesmo domingo em que se comemora São Pedro, o dia 29 de junho, já que quando assim não é, o acontecimento é aprazado para o domingo mais próximo da data em que, desde o século IV, é celebrado no mundo católico este apóstolo e primeiro Papa.

A ligação do Santo ao galo, decorre do episódio conhecido como a "Negação de Pedro", descrito em todos os Evangelhos do Novo Testamento.

De acordo com aqueles escritos, durante a Última Ceia, Jesus dirigiu o olhar para Pedro afirmando que "antes do galo cantar duas vezes, negar-me-ás três vezes".

 

Após a prisão de Jesus, Pedro de facto negou conhecê-lo três vezes, mas, após a terceira, ouviu o galo e lembrou-se então da profecia do Messias. Pedro não se conteve e começou a chorar amargamente, no que é chamado o "Arrependimento de Pedro".

Assim, neste próximo domingo, no adro da Igreja dos Prazeres, num ambiente descontraído e animado, serão muitas as pessoas que levarão a leilão o seu estimado rei da capoeira, revertendo as receitas para a paróquia local.

Preparados para se evidenciarem dos outros, todos capricham em apresentar o mais bonito, anafado ou empertigado exemplar. Há até quem apresente o macho da espécie Gallus gallus domesticus de unhas pintadas!

No meio do burburinho das vozes que atiram os lances e, claro, da sinfonia de cantares dos galos, os mais antigos vão aproveitando para reviver outros tempos e tradições, dando "lições" de vida aos mais novos.

De facto, o "Leilão dos Galos" constitui uma forma muito salutar de convívio entre todos os presentes. Neste dia de São Pedro, se não a conhece ainda, não deixe de visitar esta verdadeira festa popular, sendo certo que não dará o seu tempo por desperdiçado.

 

Regina Pereira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural