1 1 1 1 1

Setor agroalimentar da Madeira em destaque na Feira Nacional de Agricultura

FNA1 FNA3

Marcando presença na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, desde 1987, tem sido neste espaço privilegiado que a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e em parceria com a Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes, através da Direção Regional do Turismo, dá a conhecer ao mercado nacional o melhor do setor agroalimentar da Região Autónoma da Madeira.

Neste que é o maior evento dedicado à agricultura portuguesa, os visitantes e as muitas entidades oficiais que passaram pelo pavilhão da Madeira tiveram a oportunidade de conhecer, provar e adquirir os mais genuínos produtos regionais.

Foram eles, entre outros, o mel de cana, o bolo e as broas de mel de cana, os doces e as compotas tradicionais, as frutas, ao natural e desidratadas, os chocolates artesanais, os rebuçados de funcho e de outros sabores, a doçaria diversa, os vinhos de mesa, os refrigerantes, a cerveja, a poncha e os licores diversos, sem esquecer o Vinho Madeira.

Para que tal fosse possível, a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural convidou as empresas regionais do setor a apresentarem os seus melhores produtos na Feira Nacional de Agricultura, tendo aceite o desafio a Alves de Barros, a Chábom, a Chocoestrela, a Empresa de Cervejas da Madeira, o Engenho da Calheta, o Engenho Novo da Madeira, a Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, a Fábrica Santo António, a Flor Estrelícia, a Gesba, a Ilhopan, a Insular de Moinhos, a J. Faria e Filhos, a Madeira Exótica, a Quinta Pedagógica dos Prazeres, a Segurelha e ainda a Valvie.

 
FNA2.1 FNA4

Com o Vinho Madeira, estiveram presentes na Feira a Barbeito, a Henriques & Henriques, a Madeira Wine Company e a Pereira d' Oliveira.

Em representação dos vinhos de mesa regionais, estiveram as marcas Atlantis, Beijo, Barbusano, Cabeço da Queimada, Palmeira e Volta, Pedra de Fogo, Terras do Avô, Seiçal e Xavelha.Em representação dos vinhos de mesa regionais, estão as marcas Beijo, Barbusano, Terras de Fogo, Colombo, Atlantis, Cabeça da Queimada e Seiçal.

De referir ainda a realização das ações de Cozinha ao Vivo sobre "Doçaria Tradicional da Madeira e Vinhos da Madeira" e "Cozinha Tradicional Madeirense e Vinhos Madeirenses" ,no salão "Prazer de Provar", que contou com uma grande adesão do público, que manifestou o seu gosto por estes produtos e elogiou a sua qualidade.

Com o encerramento da 51.ª edição, que decorreu entre 7 e 15 de junho, não há dúvida que a participação na Feira Nacional de Agricultura é sempre uma oportunidade para a divulgação junto do público dos produtos agroalimentares da Madeira, constituindo uma mais-valia para a sua consolidação no mercado.

De facto, os produtos em exibição e para degustação foram muito elogiados e, de igual modo, o interesse pela sua aquisição foi significativo.