1 1 1 1 1

Dia Europeu dos Parques Naturais e o Parque Natural da Madeira

PNM624 de maio, Dia Europeu dos Parques Naturais, foi lançado pela Federação EUROPARC, com o objetivo de potenciar a biodiversidade nas áreas protegidas da Europa.

Considerando esta data, apresentamos o Parque Natural da Madeira, espaço natural e humanizado de grande valor, não só a nível regional como internacional, com o objetivo da salvaguarda de um imenso e diversificado património natural, bem como da preservação de áreas humanizadas de elevada qualidade paisagística e que contribui decisivamente para o desenvolvimento da RAM.

Estendendo-se por todos os concelhos, abrange cerca de 2/3 do território da Ilha da Madeira.

É caracterizado por possuir elevados valores naturais e culturais que constituem uma relíquia a nível mundial e que incluem algumas espécies em risco de extinção.

A sua fauna e flora são extremamente importantes, inclusive a nível mundial, pois apresentam diversas espécies endémicas tanto da Madeira como da Macaronésia. Destacam-se os ecossistemas valiosíssimos do Maciço Montanhoso Central, da Laurissilva e da Ponta de São Lourenço.

PNM3

PNM1


PNM4 PNM5
 

PNM2

Abaixo destas áreas, aparece-nos a floresta exótica e as zonas rurais com um elevado património rural e uma paisagem tão identitária.

O Maciço Montanhoso Central compreende toda a cordilheira montanhosa central de ilha, sendo Reserva Geológica e de Vegetação de Altitude, englobando as áreas acima dos 1 400m de altitude, onde podemos subir acima dos 1 800m, no Pico Ruivo e no Pico do Areeiro e, na parte ocidental, o extenso planalto da ilha, o Paul da Serra acima dos 1600m, local de recarga dos aquíferos da ilha.

Observa-se paisagens de inigualável beleza, de relevo muito acidentado com declives escarpados, precipícios, despenhadeiros e vales muito profundos. Está classificado como Zona de Proteção Especial e Zona Especial de Conservação, no âmbito da Rede Natura 2000.

A Laurissilva da Madeira, praticamente toda incluída no PNM, uma relíquia viva do Terciário, ocupando uma área de cerca de 15 000ha, localiza-se essencialmente na costa norte da ilha, abaixo dos 1 300m de altitude até aos 300m e na costa sul abaixo dos 1 200m de altitude até aos 700m. É Zona Especial de Conservação e Zona de Proteção Especial. Pertence à Rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa, sendo também reconhecida pela UNESCO como Património Mundial Natural.

A Ponta de São Lourenço é o extremo mais oriental da Ilha da Madeira, pela singularidade e riqueza dos seus valores naturais e é, também, um local de referência para o estudo da geologia, flora e fauna. Integra a Zona Especial de Conservação e, pela Birdlife Internacional, é Important Bird Area, dado ser um local de nidificação de aves marinhas protegidas.

No concelho de Santana, toda a área de Parque Natural da Madeira é Reserva da Biosfera.

O PNM inclui ainda espaços de grande valor cultural, dos quais destacamos áreas com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse regional ou local, resultantes da interação harmoniosa do homem e da Natureza e que evidenciam grande valor estético, onde as atividades agrícolas, desenvolvidas em socalcos, têm deixado impresso na paisagem o esforço de séculos de ocupação humana e onde a par dum rico e diversificado património construído podemos encontrar saberes rurais transmitidos oralmente de geração em geração.


Graça Mateus
Parque Natural da Madeira