1 1 1 1 1

Plantas e seus usos tradicionais - freguesia da Fajã da Ovelha

livro1O Serviço do Parque Natural da Madeira, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Casa do Povo da Ilha e agora com a Casa do Povo da Fajã da Ovelha, tem vindo a desenvolver um trabalho de recolha do património imaterial em território do Parque Natural da Madeira e nas respetivas freguesias, sendo este projeto financiado pelo PRODERAM, através da ADRAMA.

Estes projetos têm sido desenvolvidos desde 2005/2006, tendo por objetivo a sensibilização para a importância da recuperação, preservação e divulgação do património natural e cultural, passando pela valorização e promoção dos saberes e tradições das comunidades rurais, em território do PNM, através de publicações e exposições. O valor do atual projeto, Levantamento das Plantas e seus Usos Tradicionais, na freguesia da Fajã da Ovelha" foi de € 14 630,00, financiados a 70%.

Atualmente, a transmissão oral deste deste saber da medicina popular é cada vez mais relegada para segundo plano e, dadas as gerações mais novas  não  sentirem 

 

livro2a necessidade de recorrer ao uso das plantas utilizadas tradicionalmente como medicinais, estes saberes que persistem na memória da população mais idosa, vão-se perdendo com o tempo.

Assim, é nas comunidades rurais que estes conhecimentos se foram acumulando, conservando e sendo transmitidos oralmente ao longo de gerações, até aos dias de hoje, constituindo um património imaterial rural de inegável valor.

Esta publicação encontra-se dividida em quatro partes principais: metodologia, catálogo das plantas, curas, orações e crenças populares e bibliografia.

Por sua vez, a informação recolhida, em forma de entrevista etnobotânica, é apresentada no catálogo por planta, por ordem alfabética do nome vulgar, sendo referida pelos seguintes itens: nome vulgar e científico, origem, descrição morfológica relevante, distribuição na Madeira, usos, número de informantes, observações e referências bibliográficas.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.