1 1 1 1 1

A abertura da campanha da cana sacarina

campcana1Mais uma vez, cumpriu-se a tradição da cerimónia de abertura da campanha da cana sacarina que, a exemplo dos anos anteriores, contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, que dirigiu palavras de incentivo a todos quantos se dedicam a esta cultura agrícola bem como à sua transformação.

Efetivamente, esta cultura teve, nas últimas décadas, um ressurgimento significativo, resultado das várias diligências das Secretarias com a sua tutela, não só junto dos agricultores como também das instâncias europeias, não permitindo assim a extinção de um cultivo ancestral e enraizado na cultura dos madeirenses.

Nos anos 90 do século XX, a cana sacarina estava reduzida a poucos hectares de área, com produtividades baixas, resultantes da idade avançada e dos poucos cuidados dispensados aos canaviais. Hoje em dia, passadas duas décadas, a produção de cana duplicou, fruto de toda uma série de trabalhos de experimentação e promoção da espécie, seja em termos da produção ou da remuneração unitária, aspetos esses que refletiram-se no aumento óbvio do rendimento dos agricultores.

 

campcana3No entanto, tal como foi referido pelo Secretário Regional na ocasião, há que ter em conta a sustentabilidade do sector e manter o equilíbrio entre as duas componentes: a produtiva (agrícola) e a transformadora (indústria), de modo a assegurar as perspetivas futuras favoráveis, evitando-se o risco de uma nova crise (a exemplo da ocorrida com o encerramento do "Engenho do Hinton", que praticamente levou à extinção da cana sacarina na Madeira) e contribuindo ainda para a manutenção de todo um universo de aromas e de sabores que resultam da laboração da cana e dos seus derivados, aromas e sabores esses próprios da nossa identidade coletiva, muitos deles com consumo marcadamente relacionados com datas festivas e religiosas.

 

Ricardo Costa
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.