1 1 1 1 1

agricultandoNo passado dia 16 de dezembro, numa livraria do Funchal, foi lançada a edição em língua inglesa do "Agricultando", obra da autoria do Eng.º João Joaquim Leça da Silva.

O "Agricultando" em português, conheceu os escaparates em março de 2011, e reúne 71 textos sobre a agricultura madeirense, seja sobre várias culturas específicas, seja sobre aspetos particulares desta inestimável atividade que faz da Região Autónoma da Madeira, um território com uma paisagem única, humanizada, rica e ambientalmente sustentável. Muito bem escrito, numa linguagem acessível, o "Agricultando", porque também baseado num laborioso estudo de bibliografia do passado, constituirá um verdadeiro dicionário da agricultura da Madeira e do Porto Santo, material até hoje inexistente para quem aprecie ou trabalhe nestas matérias. Com magníficas fotografias de Roberto Pereira, é, sem qualquer dúvida, um livro indispensável em qualquer boa biblioteca.

Segundo Joaquim Leça, o que o motivou a produzir a versão em inglês da sua obra foi «a excelente recetividade que o livro "Agricultando tem tido e continua a ter, quer por parte do madeirense de cá e da diáspora, quer por parte do turista que nos visita (alguns estrangeiros têm comprado o livro, pelas imagens que ele contém, mesmo sem saberem ler o português), levou à aposta numa edição em inglês, para corresponder à procura crescente dos turistas estrangeiros que visitam a nossa Região, bem como dos descendentes das 2.ª e 3.ª gerações dos nossos emigrantes que residem em países anglo-saxónicos (Reino Unido, África do Sul, Austrália, EUA, Canadá, entre outros), que por vezes, já não falando a língua de Camões, têm uma enorme "sede" de conhecimento pela terra natal dos avós ou dos pais».

Ainda de acordo com o autor "comparando com a edição portuguesa, esta edição foi revista, atualizada, mas não aumentada. Na verdade, apresenta menos 20 páginas que a edição portuguesa, mas mantém o essencial do livro editado em português. Como novidade, contém os mapas da Madeira e do Porto Santo, para melhor identificação dos locais mencionados nos textos».

Para abrir o "apetite" de quem ainda não conheça o "Agricultando", respigamos o texto abaixo, que constitui a nota do autor para a edição inglesa:

«A paisagem agrícola [madeirense] humanizada é única no mundo (...). As costas sul e norte da Madeira, da beira-mar à montanha são diferentes e muito ricas em espécies agrícolas de clima tropical, subtropical e temperado. O que num continente levaria horas e centenas ou milhares de quilómetros para vivenciar esta biodiversidade agrícola, aqui [na Região] encontra tudo isso a poucos minutos ou quilómetros de distância. Num mundo muito padronizado e globalizado, é cada vez mais importante preservar e divulgar as diferenças culturais e porque agricultura é cultura, confirma-se claramente a necessidade de ter uma identidade agrícola singular, que se reflete na paisagem, na gastronomia madeirense e nas nossas tradições».

Em qualquer uma das suas línguas, o "Agricultando" constituirá uma excelente sugestão para as trocas de presentes deste Natal.

Paulo Santos
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural