1 1 1 1 1

saberesesaborescartazA Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizará já esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o evento que mereceu a denominação de "Saberes e Sabores da Festa – provar e comprar o melhor do nosso Natal no Mercado Abastecedor do Funchal".

O acontecimento não pretende, de modo algum, competir com a insubstituível e incomparável "Noite do Mercado", realizada todos os 23 de dezembro fora, sob o buliçoso abraço do velhinho, mas sempre jovem, Mercado dos Lavradores. O objetivo principal prosseguido com esta iniciativa é publicitar e ampliar o conhecimento sobre a recente abertura daquele estabelecimento a qualquer tipo de consumidor, seja ou não empresarial, isto é, embora em horário próprio, as famílias madeirenses também podem ali fazer as suas aquisições de produtos vegetais.

Sendo o Mercado Abastecedor, por natureza, um polo especializado na comercialização de hortofrutícolas frescos onde, entre aquela, está sempre presente o melhor e mais fresco da agricultura regional, é igualmente visado que a atividade promocional se enquadre na Festa madeirense e, quem o pretenda, ali possa realizar em antecipação e tranquilidade as suas compras para a culinária genuína da quadra.

Na escolha do dia e horário do evento, uma véspera de fim-de-semana, e um período noturno (das 19 às 24 horas), atendeu-se à maior disponibilidade das pessoas para reunião familiar, com a despreocupação adequada, assente num acesso de proximidade para quem viva no Funchal, quando é menor o trânsito, e na disponibilidade de um amplo parque de estacionamento gratuito para automóveis.

Além dos postos de venda habituais de frutos e hortícolas frescos, para enriquecer a oferta haverá a presença de empresas regionais que produzem e comercializam dos melhores e mais inovadores produtos agrícolas transformados: a "Valvie" com a sua panóplia de doces (onde constará o "Doce de Pimpinela" recentemente premiado com medalha de prata no Concurso Nacional de Doces de Frutos Tradicionais Portugueses) e a banana-passa; a "Utomad", através da marca "CabazMadeira", que apresentará confeitaria de requinte e cabazes de diferentes sortidos de produtos agroalimentares locais, com denominações curiosas como "Pérola", "Arraial", "Calhau", "Ponchinha" e "Buzico"; como ainda a "Chocestrela" com preciosas delícias de chocolate combinado com frutos exóticos.

A partilha dos sabores (e saberes) tipicamente madeirenses, especialmente da época da Festa, ficará a cargo das Casas do Povo de Câmara de Lobos, do Curral das Freiras e de Santa Cruz que colocarão ao dispor dos visitantes, entre muitos outros acepipes, a canja e o caldo-verde, as sandes de espada e de carne de vinha d'alhos, os Bolos de Mel de Cana e outra doçaria natalícia como ainda inesperados "dentinhos" e, para acompanhar as comidas, gostosas ponchas e variadíssimos licores.

O desfrute deste inigualável caleidoscópio de aromas, cores e gostos, contará com a indispensável animação e alegria do mais representativo folclore madeirense.

Imperdível. Venha então connosco, esta sexta-feira 20 de dezembro, ao "Saberes e Sabores da Festa" no Mercado Abastecedor de São Martinho. Entre os presentes serão sorteados 3 cabazes de ótimos produtos agroalimentares regionais.

Paulo Santos
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural