1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Jardim da Serra - food matching: aromas, cores e sabores - 4.ª edição

food matching 2022 CARTAZ peq

A iniciativa Jardim da Serra - food matching: aromas, cores e sabores é organizado pelo Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal Quinta Leonor (CDISA) e decorre na freguesia do Jardim da Serra. Teve início no passado dia 15 do mês em curso, prolongando-se até ao próximo dia 20.

 

Esta iniciativa tem os seguintes objetivos:

1- Dar a conhecer os critérios organoléticos que são usados na apreciação e na avaliação das sidras;
2- Conhecer as regras e as técnicas de harmonização de comidas e de bebidas;
3- Contribuir para o reforço das competências daqueles que trabalham na agricultura e/ou no sector agroalimentar;
4- Participar no processo de aperfeiçoamento da sidra e;
5- Valorizar, de modo criativo, os produtos regionais junto dos estabelecimentos comerciais e da hotelaria.

A freguesia do Jardim da Serra possui cinco produtores de Sidra da Madeira, IG. Durante o evento, a sidra que produzem será harmonizada com pratos da gastronomia regional, com a orientação do Chef Yves Gautier, e promovida nos estabelecimentos comerciais da freguesia.

No sábado, dia 19, a partir das 19h00, no BioHotel Quinta da Serra, decorrem as iniciativas de caráter formativo. Trata-se de uma conferência que será proferida, no auditório desta unidade hoteleira, pelo Prof. Dr. José Carlos Marques, da UMa, sobre «Características físico-químicas da Sidra».

Seguir-se-á um jantar temático, no restaurante Green Valley, confecionado pelo Chef Sílvio Rodrigues, no qual serão harmonizadas Sidras da Madeira, IG, oriundas de São Roque do Faial, do Santo da Serra, da Camacha, dos Prazeres e do Jardim da Serra, com pratos da gastronomia regional.

A orientação das provas organoléticas será efetuada pelos membros da Câmara de Provadores dos Produtos Agrícolas e Agroalimentares da Região Autónoma da Madeira ( AgroSenseLab).

O Jardim da Serra - food matching: aromas, cores e sabores conta com o apoio do comércio e das instituições locais, bem como da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.