1 1 1 1 1

Agenda 

“Vibra na fruta” - fruta regional da época na praia

A iniciativa “Vibra na fruta” resulta do protocolo entre a Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS), uma parceria de ações concertadas entre quatro Secretarias Regionais: Saúde, Educação, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Inclusão e Assuntos Sociais, e a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e visa proporcionar um ambiente mais saudável para a população que frequenta os complexos balneários da FrenteMar.

Nesse âmbito, e com o objetivo de melhorar o acesso a escolhas alimentares mais saudáveis no Lido e Ponta Gorda, o projeto “Vibra na Fruta” pretende dinamizar a venda de fruta regional da época, bem como sensibilizar os cidadãos para que adotem comportamentos alimentares mais equilibrados, por forma a colaborarem na própria saúde e bem-estar.

2.as Jornadas de Educação Alimentar: Sustentabilidade Alimentar

A Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS), promoveu, nos dias 21, 22, 24 e 25 de fevereiro as 2.as Jornadas de Educação Alimentar: Sustentabilidade Alimentar, em regime à distância, através do Youtube.

Com esta iniciativa, pretendeu-se promover uma reflexão abrangente sobre a relação entre alimentação e sustentabilidade, na medida em que a preocupação com os alimentos que ingerimos deverá ir além de questões nutricionais, biológicas e estéticas.

Os benefícios ambientais, económicos, sociais, assim como os benefícios para a saúde, impulsionados pela adoção de hábitos mais sustentáveis, serão, também, questões abordadas, com o intuito de melhor capacitar e sensibilizar para esta temática.

Estas 2.as Jornadas contaram com vários oradores de distintas áreas relacionadas com a alimentação/nutrição/sustentabilidade alimentar, abordando a alimentação, não só do ponto de vista nutricional, mas também das iniciativas levadas a cabo no panorama regional, nacional e internacional, que configuram boas práticas na promoção da sustentabilidade.

Ligações para rever o evento:

- 21.02.22
- 22.02.22
- 24.02.22
- 25.02.22





 

 

Escola Agrícola da Madeira continua a promover a formação

Para mais informações: 

informacoes icone 3 30 

 

 

Projeto LIFE DUNAS Life_Dunas_Porto_Santo.jpg

(Foto: Pedro Menezes)

O projeto LIFE DUNAS decorre na ilha do Porto Santo, com a duração de 5 anos, e está no terreno desde o passado mês de outubro de 2020. Este projeto é financiado a 55% pelo programa LIFE da Comissão Europeia e tem um orçamento previsto a rondar os 3 milhões de euros.

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o beneficiário coordenador, e os restantes parceiros, Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal do Porto Santo, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estão empenhados nesta tarefa que toca várias áreas importantes, sendo o foco a resiliência do cordão dunar, para fazer face às ameaças a que está sujeito, impulsionando medidas de adaptação às alterações climáticas.

Conheça a página do Facebook do LIFE DUNAS!