1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Sidra da Madeira IG: uma das maiores (re)descobertas da Ilha da Madeira!

sidra DICAs A Madeira acolherá no dia 3 de junho de 2022, no Hotel Savoy Saccharum, a primeira edição do “Concurso Europeu de Sidras Naturais | Madeira´22”, uma competição que contará com a presença de um painel multidisciplinar de 22 peritos de diferentes proveniências que, de um modo rigoroso e independente, reconhecerão a qualidade das Sidras submetidas a prova. Entre eles destacam-se escanções, membros especializados da Câmara de Provadores AgroSenseLab, chefes executivos, docentes da Universidade da Madeira, impressa regional e nacional e produtores locais e europeus de Sidra.

Esta é uma iniciativa da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), pela mão da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), que visa não só celebrar a tradição secular de consumo deste produto na Ilha, mas também o esforço dos produtores na recuperação das variedades regionais.

 

A Madeira cria assim uma oportunidade de reconhecimento e posicionamento das suas Sidras e abre-se ao mercado europeu naquele que é um evento que se espera prospere nos próximos anos.

Mas esta é apenas uma das atividades desenhadas pela SRA para o dia Internacional da Sidra.

O cartaz, intitulado “Cider Fest | Festa da Sidra” permitirá à comunidade, mediante inscrição prévia (vagas limitadas), conhecer mais sobre o setor sidrícola e eixos alavancados pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural nos últimos anos. Durante, aproximadamente, 4 horas serão reunidas diversas personalidades que, numa conversa despretensiosa, sob mediação do apresentador e realizador da RTP Luís Reis, farão da Sidra da Madeira IG rainha. As celebrações oficiais culminam com um momento musical nos edílicos jardins do Colégio dos Jesuítas

A SRA desafiou ainda a ASPRAM - Associação de Produtores de Sidra da Região Autónoma da Madeira e, num trabalho conjunto, lançará uma iniciativa que permitirá ao público degustar as Sidras da Madeira IG premiadas em diferentes espaços de relevo da Madeira. Junte a tudo isto os convites efetuados a mestres pasteleiros de renome, cuja divulgação ocorrerá brevemente, e embarque numa experiência única e arrebatadora.


Apoie a produção regional!

Seja responsável, beba com moderação.

João Francisco Gonçalves Pereira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural