1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Concurso Europeu de Sidras Naturais - Madeira'22

CN Sidras Naturais DICAs

 

Falar em Madeira é propor-se a filosofar!

A sabedoria e resiliência das gentes da Madeira desde cedo espelhou-se em construções auspiciosas de sustento de terras e canalização de águas, ampliando a superfície agricultável e transformando a Ilha num monumental jardim erigido no Atlântico.

O Concurso Europeu de Sidras Naturais visa celebrar, valorizar, promover, divulgar e  premiar a produção de Sidra e, concomitantemente, mapear e apoiar, pela mão da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA), os concelhos com maior tradição e desenvolvimento de pomares de macieiras.

Esta competição realizar-se-á a 3 de junho, no Dia Internacional da Sidra, debruçando-se, exclusivamente, na degustação de Sidras Naturais Secas obtidas da fermentação do sumo de maçãs/peros frescos (Malus domestica Borkh.), sem qualquer adição de açúcares, gaseificantes ou aromatizantes.

Através de um processo de avaliação rigoroso e independente, será reconhecido o trabalho, dedicação e resiliência dos produtores que, desde sempre, apostaram na preservação das variedades de maçãs/peros dos locais de proveniência e na valorização e dignificação dos métodos de produção tradicionais.

Esta será uma das atividades constantes no cartaz da “Rota das Sidras da Madeira´22”, uma extensão e reestruturação da “Semana das Sidras da Madeira”, com procedência na freguesia dos Prazeres.

Consulte o regulamento (PT/EN) e inscreva-se!

João Francisco Gonçalves Pereira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural