1 1 1 1 1

sorteiro1Como divulgámos no DICA da semana anterior, no último sábado decorreu a iniciativa "Sorteio de Cabazes de São Martinho no Mercado Abastecedor do Funchal", atividade que se pretendeu coincidir, tanto mais dada a particular localização do estabelecimento na freguesia de São Martinho, com as celebrações do santo solidário que lhe dá o nome e cujo dia, de acordo com o calendário litúrgico, celebra-se a 11 de novembro, data em que, falecido dois ou três dias antes em Candes, no ano de 397, foi a enterrar em Tours, França. Curiosamente, entre as várias profissões de que é patrono, está também a daqueles que trabalham na área da restauração e alojamento, precisamente os principais clientes profissionais do Mercado Abastecedor.

Cerca de uma centena de pessoas ocorreram ao evento, tendo-se cumprido um dos seus principais objetivos, que foi o de cativar mais madeirenses a aderirem à possibilidade de ali poderem fazer as suas compras de hortofrutícolas frescos permissão que, até finais de 2012, só estava reservada a empresas da área da alimentação.

De facto, no decorrer da iniciativa, registou-se a inscrição de 31 novos utentes "Consumidor Final". Com o cartão de acesso obtido, através de um processo de inscrição muito simples, os seus beneficiários passaram a ter livre acesso ao estabelecimento, e ali poderem abastecer-se do melhor da agricultura regional, a preços mais acessíveis, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00 e aos sábados das 7h00 às 12h00.

Do sorteio propriamente dito, que consistiu na extração de 3 cupões do total dos referentes às compras ali realizadas durante aquele dia (cada cupão de participação representava 5 euros em compras), os premiados foram:

- Alcides Teixeira Dória

- Urska Sicherl

- Nélio Gomes

A entrega dos cabazes aos respetivos premiados ocorrerá no próximo sábado, 16 de novembro, no local, pelas 11h00.

Para o próximo Natal já está previsto um novo sorteio de deliciosos cabazes de produtos agrícolas e agroalimentares regionais e, se tudo correr como previsto, a integrar numa celebração muito especial e animada desta quadra especial que os madeirenses tanto apreciam a qual, a seu tempo, anunciaremos.

Por último, cabe aqui referir que, numa modalidade que arrancou no dia 10 de novembro de 2012, ou seja, praticamente há um ano, o Mercado Abastecedor do Funchal já conta com 347 aderentes individuais ou "consumidor final", o que corresponderá quase a uma adesão por dia.

Paulo Santos/Joaquim Leça
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural