1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

24 Horas a Bailar – em formato online também se mantém a tradição!

24Horas 2021 CARTAZ

 

Ainda que os tempos sejam extraordinários, e que maioritariamente em formato digital, o Festival Regional de Folclore ir-se-á realizar em 2021, depois da necessária pausa do ano passado, decisão tomada pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, com o objetivo de assinalar a importância deste evento único, que não só congrega todos os Grupos de Folclore da Região Autónoma da Madeira, como também contribui de modo significativo para a divulgação e preservação da cultura tradicional da Madeira e do Porto Santo.

Assim, os Grupos de Folclore da Região foram desafiados a selecionar um tema ligado aos usos e costumes das suas localidades, apresentando uma cantiga/dança ou jogo de roda, acompanhado de uma entrevista, e durante o mês de junho foram efetuadas as gravações em cada uma das localidades, com os cenários que melhor as caracterizam e identificam.

Por outro lado, foram montadas tendas na Praça Nova da Cidade de Santana e junto ao Mercado Agrícola, onde irão estar patentes duas exposições, uma que retrata os 35 palcos dos 35 anos do Festival Regional de Folclore e a outra sobre “Coberturas de Cabeça”, da responsabilidade da AFERAM – Associação de Folclore da Região Autónoma da Madeira.

Não deixe de acompanhar o evento, até como forma de descobrir “o que fará com que os madeirenses e os portosantenses, gente de um mesmo puzzle, formem um povo só, mas ainda assim diferentes entre si e dentro de si? São as tais diferenças de maior pormenor, que exigem uma maior atenção porque somente mais imersas. Como olhar para uma mão incomparável e não prestar a atenção devida às linhas que a tecem. Estas outras diferenças relacionam-se mormente com a tradição cultural, os usos e os costumes perpetuados pela memória de geração em geração, de que são exemplo os cantares e as danças.

Testemunhá-lo num mesmo espaço, e num curto intervalo de tempo, não mais do que” dois dias, “fica ao alcance de” um clique! (António Paulo Santos, Diretor Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural)


Direção de Serviços da Ruralidade
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.