1 1 1 1 1

Agenda 

"O impacto da redução de aplicação de produtos fitofarmacêuticos na produção vegetal" - 14 de abril

A AGROGES realizou, para a ANIPLA, um estudo sobre os impactos esperados da redução na utilização de produtos fitofarmacêuticos em Portugal, decorrente da exclusão de um conjunto de substâncias ativas da lista de moléculas autorizadas pela Comissão Europeia.

Assim, no próximo dia 14 de abril, pelas 10:00, a ANIPLA organiza um webinar, durante o qual as principais conclusões do estudo em causa serão apresentadas.
Este webinar contará com a presença, por parte da AGROGES, do Eng. Miguel Vieira Lopes.

Inscreva-se e participe!

Simpósio Global sobre Biodiversidade do Solo - 19 a 22 de abril

A Parceria Global do Solo da FAO e os seus parceiros organizam entre os próximos dias 19 e 22 de abril, o Simpósio Global sobre Biodiversidade do Solo (#GSOBI21).

O evento, que terá formato online, pretende lançar uma luz sobre a biodiversidade do solo como uma solução baseada na natureza para muitos dos atuais desafios globais, com vista a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da conservação e utilização sustentável deste recurso vital.

Para mais informações e inscrição, consulte a ligação: http://www.fao.org/about/meetings/soil-biodiversity-symposium/en/?fbclid=IwAR0U4EkOEPfPzls0yrR1eVT38YXu9QdbkD3_
GNHR3RbXkJHpuTOEGomDZz0

Fonte: Rede Rural Nacional

Projeto LIFE DUNAS

Life Dunas Porto Santo

(Foto: Pedro Menezes)

O projeto LIFE DUNAS decorre na ilha do Porto Santo, com a duração de 5 anos, e está no terreno desde o passado mês de outubro de 2020. Este projeto é financiado a 55% pelo programa LIFE da Comissão Europeia e tem um orçamento previsto a rondar os 3 milhões de euros.

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o beneficiário coordenador, e os restantes parceiros, Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal do Porto Santo, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estão empenhados nesta tarefa que toca várias áreas importantes, sendo o foco a resiliência do cordão dunar, para fazer face às ameaças a que está sujeito, impulsionando medidas de adaptação às alterações climáticas.

Conheça a página do Facebook do LIFE DUNAS!

 

 

VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos - A sustentabilidade da produção de pequenos frutos - 21 e 22 de maio de 2021

VI coloquio pequenos frutos DICAs O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), em colaboração com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC), e com o apoio do Município de Odemira, vão realizar nos dias 21 e 22 de maio de 2021, em formato online, o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, que terá como tema central “A sustentabilidade da produção de pequenos frutos”.

A produção de pequenos frutos tem aumentado de uma forma muito acentuada em Portugal, quer pela existência de excelentes condições ambientais que algumas regiões possuem para produzir para o mercado de exportação, quer pela elevada competência da maioria dos empresários/produtores envolvidos na fileira.

Na presente edição do colóquio, pretende-se analisar e debater áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do setor e a rentabilidade das culturas.

O setor dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da horto-fruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas.

Eurostat publica estatísticas da agricultura, silvicultura e pescas de 2020

eurostat statistical book 2020 capa O Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia, disponibilizou online o Livro Estatístico sobre Agricultura, Silvicultura e Pescas, edição de 2020, que reúne as estatísticas da agricultura, silvicultura e pescas referentes àquele ano, cobrindo um conjunto de indicadores-chave e de mensagens pertinentes sobre a evolução da agricultura.

A publicação está dividida em onze capítulos, e engloba factos e números sobre explorações agrícolas, agricultores, produção agrícola, mercado, desempenho económico do setor agrícola, atividades florestais e pesqueiras, processamento de alimentos e bebidas, distribuição e comércio de bens agrícolas.

O documento do Eurostat fornece uma seleção de dados recentes e atualizados provenientes da União Europeia (UE) e os seus Estados-Membros, e é complementada (quando disponível) com dados para o Reino Unido, membros da EFTA, países candidatos à UE e potenciais candidatos.

Aceda então ao "Statistical Book: Agriculture, forestry and fisheries - 2020 edition"

Fonte: Rede Rural Nacional

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.