1 1 1 1 1

Agenda 

Conferência: "Do Prado ao Prato: qual o papel da inovação na agricultura?"- 23 de fevereiro

A European Landowners Organization (ELO) e a Corteva Agriscience realizam já no dia 23 de fevereiro a Conferência de Inovação: "Do Prado ao Prato: qual o papel da inovação na agricultura?".

Para se inscrever, utilize a ligação: https://register.gotowebinar.com/register/9005596579748577549?fbclid=IwAR2XJsOW7bhi2dKm1nqeM36mJsm50D88zV8Ez68ede_QQ0AZuepUqrrpuKc

Fonte: Rede Rural Nacional

Simpósio Global sobre Biodiversidade do Solo - 19 a 22 de abril

A Parceria Global do Solo da FAO e os seus parceiros organizam entre os próximos dias 19 e 22 de abril, o Simpósio Global sobre Biodiversidade do Solo (#GSOBI21).

O evento, que terá formato online, pretende lançar uma luz sobre a biodiversidade do solo como uma solução baseada na natureza para muitos dos atuais desafios globais, com vista a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da conservação e utilização sustentável deste recurso vital.

Para mais informações e inscrição, consulte a ligação: http://www.fao.org/about/meetings/soil-biodiversity-symposium/en/?fbclid=IwAR0U4EkOEPfPzls0yrR1eVT38YXu9QdbkD3_GNHR3RbXkJHpuTOEGomDZz0

Fonte: Rede Rural Nacional

Projeto LIFE DUNAS

Life Dunas Porto Santo (Foto: Pedro Menezes)

O projeto LIFE DUNAS decorre na ilha do Porto Santo, com a duração de 5 anos, e está no terreno desde o passado mês de outubro de 2020. Este projeto é financiado a 55% pelo programa LIFE da Comissão Europeia e tem um orçamento previsto a rondar os 3 milhões de euros.

A Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, o beneficiário coordenador, e os restantes parceiros, Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Câmara Municipal do Porto Santo, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estão empenhados nesta tarefa que toca várias áreas importantes, sendo o foco a resiliência do cordão dunar, para fazer face às ameaças a que está sujeito, impulsionando medidas de adaptação às alterações climáticas.

Conheça a página do Facebook do LIFE DUNAS!

VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos - A sustentabilidade da produção de pequenos frutos - 21 e 22 de maio de 2021

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), em colaboração com a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN-CC), e com o apoio do Município de Odemira, vão realizar nos dias 21 e 22 de maio de 2021, em formato online, o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, que terá como tema central “A sustentabilidade da produção de pequenos frutos”.

 

VI coloquio pequenos frutos DICAs A produção de pequenos frutos tem aumentado de uma forma muito acentuada em Portugal, quer pela existência de excelentes condições ambientais que algumas regiões possuem para produzir para o mercado de exportação, quer pela elevada competência da maioria dos empresários/produtores envolvidos na fileira.

Na presente edição do colóquio, pretende-se analisar e debater áreas fundamentais para a sustentabilidade da produção intensiva de pequenos frutos que não coloquem em causa a competitividade do setor e a rentabilidade das culturas.

O setor dos pequenos frutos encontra-se com uma dinâmica extremamente forte ao nível da produção, exportação e transformação, sendo uma das áreas da horto-fruticultura que mais contribui para as exportações portuguesas.

Eurostat publica estatísticas da agricultura, silvicultura e pescas de 2020

eurostat statistical book 2020 capa O Eurostat, gabinete de estatísticas da União Europeia, disponibilizou online o Livro Estatístico sobre Agricultura, Silvicultura e Pescas, edição de 2020, que reúne as estatísticas da agricultura, silvicultura e pescas referentes àquele ano, cobrindo um conjunto de indicadores-chave e de mensagens pertinentes sobre a evolução da agricultura.

A publicação está dividida em onze capítulos, e engloba factos e números sobre explorações agrícolas, agricultores, produção agrícola, mercado, desempenho económico do setor agrícola, atividades florestais e pesqueiras, processamento de alimentos e bebidas, distribuição e comércio de bens agrícolas.

O documento do Eurostat fornece uma seleção de dados recentes e atualizados provenientes da União Europeia (UE) e os seus Estados-Membros, e é complementada (quando disponível) com dados para o Reino Unido, membros da EFTA, países candidatos à UE e potenciais candidatos.

Aceda então ao "Statistical Book: Agriculture, forestry and fisheries - 2020 edition"

Fonte: Rede Rural Nacional