1 1 1 1 1

Agenda 

De 1 de setembro a 5 de dezembro: Exposição "Do teu fruto, o mel" no Museu Etnográfico da Madeira

do teu fruto o mel exposicao cartaz A exposição “Do teu fruto, o mel”, patente até 5 de dezembro, no Museu Etnográfico da Madeira localizado no centro da Vila da Ribeira Brava, dá a conhecer os processos de confeção de dois tipos de mel, únicos na nossa Região, o mel de figos e o mel de vinho em mosto, e a sua utilização no quotidiano madeirense.

Trata-se de duas tradições ancestrais, que ainda hoje podemos encontrar nos sítios da 1.ª, 2.ª e 3.ª Lombada, na freguesia da Ponta Delgada, concelho de São Vicente. A origem destes dois tipos de mel está intimamente ligada à necessidade de o povo obter mel, na época natalícia, para a confeção dos “bolos e broas da Festa”, uma tradição fortemente enraizada na nossa Ilha, quer nos meios rurais, quer no meio citadino.

Na falta de recursos financeiros para obter o tradicional mel de cana, o povo soube, de forma inteligente e criativa, aproveitar os recursos naturais que o meio colocou à sua disposição, nomeadamente dois frutos: as uvas e os figos. No caso destes últimos, além de que a necessidade aguça o engenho, acresce ainda o facto de, na freguesia da Ponta Delgada, existir uma grande quantidade de figueiras, pelo que terá sido também uma forma encontrada para aproveitar o excesso daqueles frutos, transformando-os. Esta iguaria ainda é confecionada, por várias famílias, no final do mês de agosto, princípios do mês de setembro.

Este mel é ainda hoje utilizado na confeção dos bolos e broas de mel da Festa, na confeção do bolo de rolão doce, para regar as malassadas do Carnaval, na confeção da macia (mistura de aguardente com mel) e para adoçar o leite ou o chá.

Visite a exposição. A entrada é livre. Conheça a Sua Identidade Cultural!

 

De 20 de outubro a 5 de dezembro: "Acervo do Eng.º Agrónomo Rui Vieira - um legado para o estudo da botânica na Madeira"

As Nações Unidas declararam 2020 como o Ano Internacional da Sanidade Vegetal, uma oportunidade para despertar a consciência global de como a proteção da saúde vegetal pode ajudar a terminar com a fome, reduzir a pobreza, proteger o ambiente e fomentar o desenvolvimento económico.

Eng Rui Vieira Agenda A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, integrada na Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (CNU), apoia esta iniciativa com uma pequena mostra bibliográfica e documental, patente ao público a partir de 20 de outubro, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira, mas também com a divulgação de conteúdos na nossa página institucional. Serão apresentados alguns exemplares da biblioteca particular do Eng.º Rui Vieira e documentos do seu arquivo pessoal.

Com esta iniciativa pretende-se realçar aspetos do acervo do Eng.º Rui Vieira, uma personalidade madeirense que se distinguiu pelo trabalho de referência na área da botânica. Refira-se que o acervo foi doado à RAM em novembro de 2019.

Até 11 de dezembro: Plano Estratégico da PAC 2023-2027 - Consulta

Encontra-se aberto, até 11 de dezembro, o processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027.

Os contributos devem ser enviados para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando a que região diz respeito o contributo, com a seguinte menção no assunto desse email: Plano Estratégico da PAC 2023-2027 | Consulta alargada | CONTINENTE ou RA MADEIRA ou RA AÇORES | Identificação da Entidade.

Mais informação

Documentação de base ao processo de consulta alargada

Plano Estratégico da PAC 2023-2027

Para mais esclarecimentos enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.