1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

diamundialalim1A comemoração do Dia Mundial da Alimentação centra-se este ano nos "Sistemas alimentares sustentáveis para segurança alimentar e nutrição".

Desta forma, os especialistas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) chamam à atenção para a necessidade de analisar os impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da sementeira ao prato, passando pelo tipo de embalagem e todos os materiais utilizados desde a horta até ao consumidor deixam ficar desperdícios, contaminações para o meio ambiente, que acabam afetando cada planta e animal do planeta. É cada vez mais importante sensibilizar a opinião pública para o interesse de uma agricultura mais amiga do ambiente capaz de preservar os recursos naturais e o património vegetal em prol da segurança alimentar.

Ao nível da Região Autónoma da Madeira, a Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM, E.P.E., em parceria com o Banco Alimentar da Madeira, Junta de Freguesia de Santo António e a ASA – Instituição de Solidariedade Social, resolveram abraçar o projeto - "Dar com saber, alimentar para viver". Como o nome indica, visa formar famílias que necessitam do apoio alimentar e social para manterem um padrão aceitável de vida a que todo o ser humano tem direito. É nosso propósito dar a conhecer como se pode fazer uma alimentação saudável com baixos recursos económicos e aperfeiçoar a gestão do orçamento familiar.

No dia 16 de outubro, nas instalações da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas), pelas 9h30m daremos inicio à celebração do Dia Mundial da Alimentação, este ano no âmbito do projeto "Dar com saber, alimentar para viver", no qual serão apresentados temas sobre a saúde e a alimentação no contexto atual, divulgado um pequeno manual com conselhos e recomendações para uma alimentação saudável a baixo custo, e teremos ainda a oportunidade de expor as actividades desenvolvidas no referido projecto, com a ambição de ser ampliado a outras freguesias da Região Autónoma da Madeira.

Ricardo Oliveira
SESARAM, E.P.E.