1 1 1 1 1

Agenda 

De 1 de setembro a 5 de dezembro: Exposição "Do teu fruto, o mel" no Museu Etnográfico da Madeira

do teu fruto o mel exposicao cartaz A exposição “Do teu fruto, o mel”, patente até 5 de dezembro, no Museu Etnográfico da Madeira localizado no centro da Vila da Ribeira Brava, dá a conhecer os processos de confeção de dois tipos de mel, únicos na nossa Região, o mel de figos e o mel de vinho em mosto, e a sua utilização no quotidiano madeirense.

Trata-se de duas tradições ancestrais, que ainda hoje podemos encontrar nos sítios da 1.ª, 2.ª e 3.ª Lombada, na freguesia da Ponta Delgada, concelho de São Vicente. A origem destes dois tipos de mel está intimamente ligada à necessidade de o povo obter mel, na época natalícia, para a confeção dos “bolos e broas da Festa”, uma tradição fortemente enraizada na nossa Ilha, quer nos meios rurais, quer no meio citadino.

Na falta de recursos financeiros para obter o tradicional mel de cana, o povo soube, de forma inteligente e criativa, aproveitar os recursos naturais que o meio colocou à sua disposição, nomeadamente dois frutos: as uvas e os figos. No caso destes últimos, além de que a necessidade aguça o engenho, acresce ainda o facto de, na freguesia da Ponta Delgada, existir uma grande quantidade de figueiras, pelo que terá sido também uma forma encontrada para aproveitar o excesso daqueles frutos, transformando-os. Esta iguaria ainda é confecionada, por várias famílias, no final do mês de agosto, princípios do mês de setembro.

Este mel é ainda hoje utilizado na confeção dos bolos e broas de mel da Festa, na confeção do bolo de rolão doce, para regar as malassadas do Carnaval, na confeção da macia (mistura de aguardente com mel) e para adoçar o leite ou o chá.

Visite a exposição. A entrada é livre. Conheça a Sua Identidade Cultural!

De 20 de outubro a 5 de dezembro: "Acervo do Eng.º Agrónomo Rui Vieira - um legado para o estudo da botânica na Madeira"

As Nações Unidas declararam 2020 como o Ano Internacional da Sanidade Vegetal, uma oportunidade para despertar a consciência global de como a proteção da saúde vegetal pode ajudar a terminar com a fome, reduzir a pobreza, proteger o ambiente e fomentar o desenvolvimento económico.

Eng Rui Vieira Agenda A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, integrada na Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (CNU), apoia esta iniciativa com uma pequena mostra bibliográfica e documental, patente ao público a partir de 20 de outubro, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira, mas também com a divulgação de conteúdos na nossa página institucional. Serão apresentados alguns exemplares da biblioteca particular do Eng.º Rui Vieira e documentos do seu arquivo pessoal.

Com esta iniciativa pretende-se realçar aspetos do acervo do Eng.º Rui Vieira, uma personalidade madeirense que se distinguiu pelo trabalho de referência na área da botânica. Refira-se que o acervo foi doado à RAM em novembro de 2019.

 

20 de novembro: "Jardim da Serra - Food Matching - Aromas, Cores e Sabores"

A iniciativa denominada "Jardim da Serra - Food Matching - Aromas, Cores e Sabores" é um evento formativo, constituído por 2 ações de demonstração, que está a ser organizado pela Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor. A 3.ª edição deste evento acontecerá no Hotel Quinta da Serra, na sexta-feira, dia 20 de novembro, entre as 17h30 e as 22h45.

Através da ação denominada «As Sidras e a Enologia», os formandos terão a oportunidade de participar numa produção de sidra ao vivo, durante a qual os formadores enunciarão e explicitarão os princípios e os critérios que orientam a caracterização sensorial desta bebida, desde a maçã em fresco, passando pelo mosto, terminando na própria sidra. A segunda ação versa sobre «Os Produtos Locais e a Gastronomia», bem como sobre «O Processo de Registo e de Qualificação da Sidra da Madeira IGP.

Estas ações têm como formadores o Chefes de Cozinha Yves Gautier e Sofia Gonçalves, os Engenheiros Regina Pereira Santos e Marco António Gonçalves, bem como os membros do AgroSenseLab. Com a orientação dos formadores, os participantes terão a oportunidade de conhecer as técnicas e os critérios de harmonização dos produtos locais, com os diferentes tipos de sidra, e receberão informação sobre os passos que têm sido dados, nos últimos anos, para registar e qualificar a Sidra da Madeira.

Na primeira edição, as sidras utilizadas para harmonização com a culinária pertenciam apenas a produtores do Jardim da Serra. A partir da 2.ª edição, o evento passou a contar a presença de sidras oriundas de algumas das principais zonas de produção da Madeira, nomeadamente, São Roque do Faial, Santo António da Serra-Machico, Prazeres e Jardim da Serra. Na presente edição, juntam-se a estas presenças, sidras da Camacha, do Santo da Serra-Santa Cruz e da Ponta do Sol.

Ambas as ações têm como destinatários os ativos que desenvolvem as suas atividades no setor agrícola ou no setor agroalimentar; os jovens agricultores e os técnicos que trabalham nos setores aqui referidos. Com estas ações de demonstração, pretende-se atingir de modo prático os seguintes objetivos: 1 - Dar a conhecer os critérios organoléticos que são usados na apreciação e na avaliação das sidras; 2 - Conhecer as regras e as técnicas de harmonização de comidas e de bebidas; 3 - Contribuir para o reforço das competências daqueles que trabalham na agricultura ou no domínio agroalimentar; 4 -valorizar de modo criativo os produtos locais, através da gastronomia; 5 - Indicar o ponto da situação relativo ao Registo e Qualificação da Sidra da Madeira IGP.

A iniciativa denominada "Jardim da Serra - Food Matching - Aromas, Cores e Sabores" é financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020). Este evento terá um número limitado de participantes e nele serão cumpridas todas as regras estabelecidas pelas autoridades de saúde para COVID.

Os interessados em participar neste evento deverrão efetuar a sua inscrição até 10 de novembro e entregá-la pessoalmente na Junta de Freguesia do Jardim da Serra ou enviá-la através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..