1 1 1 1 1

Agenda 

De 5 de março a 2 de abril: Exposição "As Plantas na Primeira Globalização"

A exposição "As Plantas na Primeira Globalização", incluída nas Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, estará patente ao público de 5 de março a 2 de abril, no Colégio dos Jesuítas - Universidade da Madeira.

Esta exposição bilingue (português e inglês), baseada na obra "A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses" do Professor José Eduardo Mendes Ferrão, tem como tema principal a troca de plantas entre continentes no período dos descobrimentos portugueses.

Após o dia 2 de abril a mostra ficará disponível para itinerância nas escolas da Região Autónoma da Madeira ou outras instituições que se mostrem interessadas.

Trata-se de um contributo da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros para as Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.

6 de março: Seminário "Uma só saúde" – Estratégias de Combate à Resistência

O seminário ‘Uma só saúde – Estratégias de Combate à Resistência aos Antimicrobianos decorre no dia 6 de março, a partir das 14h30, no Auditório da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

É uma iniciativa inserida no Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos (PNCRAM), promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Ordem dos Médicos Veterinários, a APIFVET (representante da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários) e a Zoetis Portugal (empresa farmacêutica que desenvolveu um sistema de rastreio que possibilita a redução do uso de antibióticos).

As inscrições poderão ser feitas através da ligação https://forms.gle/2LzahgJWdcSBAFSa9, dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou via telefónica para o número 291 145 455.

De salientar que a resistência aos antimicrobianos (RAM) é considerada uma das ameaças globais mais graves da atualidade, não só para a saúde humana, mas também para a animal. 

6 de março: 11.º Concurso Nacional de Mel vai premiar os melhores

A 11.ª edição do Concurso Nacional de Mel, organizada pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, realiza-se no dia 6 de março, no CNEMA.

Um evento que desperta cada vez mais o interesse do sector, não só pelo número de participantes, mas também pela qualidade dos produtos apresentados. Recorde-se que nas anteriores edições foram levados a concurso mais de 410 méis, de 205 produtores e organizações.

Com este Concurso, pretende-se dar a conhecer e premiar os méis portugueses de elevada qualidade, contribuindo para a sua promoção e divulgação junto dos consumidores. Outro grande objetivo passa pela salvaguarda de um conjunto de saberes, técnicas, usos e costumes, diretamente relacionados com a qualidade dos produtos apresentados e que importa preservar.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão contactar a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, através do telefone número 217 100 084, do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do site www.fnap.pt . Poderão ainda contactar o CNEMA (Centro Nacional de Exposição e Mercados Agrícolas, pelo telefone número 243 300 300, pelos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelos sites www.cnema.pt e www.concursosnacionais.pt.

9 a 13 de março: Workshop ‘Embutidos em Madeira’

O workshop ‘Embutidos em Madeira’ (iniciação) decorre entre os dias 9 e 13 de março, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, na Oficina do Artesanato, situada na Rua dos Ferreiros, n.º 152, numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), através do IVBAM, IP-RAM.

A Eng. Maria da Luz Ornelas, especialista em embutidos em madeira, será a formadora deste workshop, cujas inscrições já se encontram abertas.

Os interessados poderão fazer as suas inscrições via telefone, para o número 291 211 607, ou através dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

10 de março: 10.º Concurso Nacional de Queijos Frescos Tradicionais Portugueses

A 10.ª Edição do Concurso Nacional de Queijos Frescos Tradicionais Portugueses, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, decorre no próximo dia 10 de março, em Santarém, nas instalações do CNEMA.

As inscrições devem ser efetuadas até às 17h30 do dia 08 de março, exclusivamente por via eletrónicam através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e5d138827755.

As amostras deverão ser entregues até às 11h00 do dia 10 de março, também no CNEMA, em Santarém.

A organização recomenda a leitura atenta e integral do regulamento geral e do regulamento específico.

11 de março: 10.º Concurso Nacional de Queijos Curados Tradicionais Portugueses

A 11 de março decorre o 10.º Concurso Nacional de Queijos Curados Tradicionais Portugueses promovido pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A. (CNEMA). em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal.

Os promotores recomendam a leitura atenta e integral do regulamentos geral e  específico. 

Os interessados deverão fazer a inscrição exclusivamente por via eletrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e5d112d962da até às 17h30 de 9 de março e fazer a entrega das amostras até às 17h30 do dia 10 de março, no CNEMA, em Santarém.

Para esclarecimentos de natureza técnica sobre estes concursos, os interessados podem entrar em contacto com a Qualifica/oriGIn Portugal, através dos números de telefone 243 300 338, 913 299 961 e 965 819 936 ou através dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Outras dúvidas poderão ser esclarecidas pelo CNEMA, através do telefone número 243 300 300 ou dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

12 de março: Casa do Povo da Calheta acolhe formação na área do Turismo

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, através do Centro Qualifica, realiza uma sessão de informação destinada a jovens e adultos na Casa do Povo da Calheta, no dia 12 de março, pelas 10h30.

Nesta sessão, serão fornecidos informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos que procuram uma qualificação neste sector.

Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar o Polo de Emprego da Casa do Povo da Calheta, através do telefone número 291 822 300 ou do e-mail polodeempreEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Poderão ainda consultar o site www.empregarmais.pt .

16 a 23 de março: Curso de "Produção e Comercialização de Banana da Madeira"

Estão abertas as inscrições para o Curso de "Produção e Comercialização de Banana da Madeira’, que decorre entre os dias 16 e 23 de março na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

A formação, promovida pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Escola Agrícola da Madeira, terá uma duração de 40 horas, com um horário das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

 

 

 

O curso, destinado aos interessados na produção de banana da Madeira, tem como objetivos conhecer as características gerais do sector da banana na Região Autónoma da Madeira (RAM), gerir, planear e coordenar as práticas agrícolas com eficiente racionalização de fatores de produção e responsabilidade ambiental, fomentando a qualidade da sua produção, conhecer as boas práticas de higiene e transporte da banana, as normas de comercialização aplicáveis, o mercado da banana na União Europeia, as regras de condicionalidade aplicadas ao sector da banana e o sistema de certificação Global GAP.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através da ligação https://forms.gle/qsh5spkRsmN5BckR8, por telefone, para o número 291 145 455, ou por e-mail, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

17 de março: 9.º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português

A 17 de março decorre o 9.º Concurso Nacional de Pão Tradicional Português, uma iniciativa do CNEMA, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal.

Recomenda-se a leitura atenta e integral do regulamento geral e do regulamento específico e informa-se que as inscrições devem ser feitas até às 17h30 de 15 de março, exclusivamente por via eletrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e5d1b80b2375.

As amostras, por seu turno, deverão ser entregues até às 11h30 do dia 17 de março, no CNEMA, em Santarém.


17 de março: 9.º Concurso Nacional de Pastéis e Empadas Tradicionais Portugueses

A 9.ª Edição do Concurso Nacional de Pastéis e Empadas Tradicionais Portugueses, promovida pelo CNEMA em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assume a direção do evento, acontece no próximo dia 17 de março, em Santarém.

As inscrições deverão ser feitas até às 17h30 do dia 15 de março,  exclusivamente por via eletrónica, através do link https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e5d17f1d1048.

Já as amostras devem ser entregues até às 11h00 de 17 de março, no CNEMA, em Santarém.

As entidades organizadoras recomendam a leitura atenta e integral do regulamento geral e do regulamento específico.

Para esclarecimentos de natureza técnica sobre os concursos, os interessados deverão entrar em contacto com a Qualifica/oriGIn Portugal, através dos números de telefone 243 300 338, 913 299 961 e 965 819 936 ou através dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Outras dúvidas poderão ser esclarecidas pelo CNEMA, através do telefone número 243 300 300 ou dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

22 de março: VIII Mostra de Espantalhos nos Prazeres

A VIII Mostra de Espantalhos tem lugar no próximo dia 22 de fevereiro, às 11h00, na Quinta Pedagógica dos Prazeres. É uma iniciativa desta Quinta Pedagógica, em parceria com a Delegação Escolar da Calheta e o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social (CEDECS) e que conta também com o apoio do Município da Calheta.

Trata-se de um evento em que a principal atividade passa por uma proposta destinada às escolas, aos centros cívicos e sociais e outras instituições público/privadas e aos particulares da Região, para que construam um espantalho para exposição na Quinta dos Prazeres e restante território da freguesia dos Prazeres.

Os interessados deverão remeter a inscrição até o dia 22 de fevereiro e enviar uma mensagem para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (ou ligar para o telefone 291 822 204) e referir os seguintes dados: nome, morada, contacto telefónico e número de espantalhos.

Cada participante poderá construir o número de Espantalhos que pretender, que deverão ser entregues até ao dia 13 de março, na Quinta Pedagógica dos Prazeres.

Para mais informações, veja aqui.

16 a 19 de abril: IV Festival do Rum da Madeira conta com a presença de embaixadores do Rum a nível mundial

O IV Festival de Rum realiza-se entre os dias 16 e 19 de abril, na Avenida Arriaga, no Funchal, e irá contar com a presença de vários especialistas internacionais. É uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), que tem por objetivo dar continuidade à promoção do Rum Agrícola da Madeira.

Neste evento vão estar presentes quatro empresas do sector, que irão realizar provas do Rum que produzem, quer dos Runs envelhecidos, quer dos Runs brancos (novos).

O IV Festival Rum Madeira mantém as masterclasses de Rum da Madeira com temas variados, nomeadamente o ‘Rum em Harmonização com Chocolates’, ‘Cocktails com Rum da Madeira’, o ‘Rum da Madeira com Charutos’, entre outros.

O ‘Rum talk’ será outro dos pontos altos do certame. Durante esta ‘conversa’ aberta ao público, os especialistas e embaixadores do Rum a nível mundial irão falar acerca das experiências e das perceções que têm sobre o Rum da Madeira.

Paralelamente ao Festival, é organizada uma press trip composta por jornalistas e embaixadores do Rum a nível mundial, que irão visitar todas as empresas produtoras de Rum da Madeira.

16 a 19 de abril: Casa do Povo de Santa Maria Maior já prepara ExpoTropical 2020

A Casa do Povo de Santa Maria Maior promove a 5.ª Edição da ExpoTropical entre os dias 16 e 19 de abril, no centro do Funchal. Um certame que tem por objetivo promover os frutos e sabores subtropicais oriundos da Região. O programa já está a ser preparado e no evento não faltará animação e artistas que subirão ao palco durante estes dias.

Até 4 de maio: Inscrições para o 21.º Concurso Internacional de Desenhos Infantis

É mais uma edição do Concurso Internacional de Desenhos Infantis, desta vez com o tema ‘O nosso Planeta Terra em 2030”, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos.

Os desenhos deverão ser enviados impreterivelmente até ao dia 4 de maio de 2020 para o seguinte endereço: APCER - o’PORTO BESSA LEITE COMPLEX, Rua António Bessa Leite, 1430 - 1.º, 4150-074 Porto – Portugal.

Os três primeiros classificados nas categorias 7-9 anos, 10-12 anos, 13-15 anos serão premiados, à semelhança das edições anteriores.
Para mais informações, os interessados deverão contactar os serviços através dos  e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou veja aqui.

Estão abertas as inscrições para a Formação Pedagógica Inicial para Formadores (B-Learning)

Já estão abertas as inscrições para a ‘Formação Pedagógica Inicial para Formadores (B-Learning)", que será lecionada em horário pós-laboral na Casa do Povo da Calheta, entidade que organiza este curso em parceria com o Polo de Emprego local.

A formação, dada pela empresa DTIM, terá uma carga horária total de 90 horas, das quais 41 horas serão presenciais e as restantes à distância.

Para mais informações e para inscrições, os interessados deverão contactar o Casa do Povo da Calheta através do telefone  291 822 300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A data de início da formação, bem como o horário serão anunciados oportunamente. Participe!