1 1 1 1 1

Agenda 

De 19 de fevereiro a 1 de março: Festas de Carnaval prometem muita animação na Região

As festas de Carnaval na Madeira arrancaram a 19 de fevereiro e prolongam-se até ao dia 1 de março. Serão 12 dias de festa, sob o tema ‘Carnaval é Fantasia’, com o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e da Cultura, a garantir muita animação e novidades.

Para além de um concerto diário na Placa Central com bandas madeirenses a atuarem à noite, as bandas filarmónicas também atuarão durante este período das 10h00 às 11h45 e das 15h00 às 16h45. Neste local também serão instaladas casinhas de comes e bebes, onde estarão à disposição de residentes e visitantes iguarias alusivas à época, como os sonhos ou as malassadas, e ainda animação destinada às crianças.

Este ano haverá outras novidades. As casinhas de comes e bebes serão estendidas ao Largo da Restauração e o espetáculo alusivo às artes circenses estende-se por três dias, decorrendo no anfiteatro do Jardim Municipal do Funchal, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro pelas 21h00.

O ponto alto acontece a 22 de fevereiro, com quase 2.000 figurantes, distribuídos por 13 grupos, a desfilarem na marginal do Funchal. É o grande cortejo alegórico que sai à rua com um percurso que vai desde a Rotunda da Pontinha até a Praça da Autonomia.

O desfile do Trapalhão, que decorre no dia 23, terá os mesmos moldes. A SRTC irá atribuir 11 prémios monetários, desde a melhor animação, o melhor par, o melhor grupo e o rei trapalhão, entre outros.

Antes, no dia 21, tem lugar o Carnaval das Escolas, com cerca de 1.000 crianças a desfilarem pela cidade entre as 10h30 e as 12h30. À tarde, a partir das 14h20, segue-se o Carnaval Solidário com os utentes dos vários Centros Comunitários a saírem também à rua.

Paralelamente, de 24 de fevereiro a 1 de março realiza-se o Carnaval das Avenidas, em que as trupes que participam no grande cortejo alegórico atuam novamente na Placa Central, entre as 20h00 as 22h00.

28 e 29 de fevereiro: 33.ª Edição da Lusoflora sob o tema ‘Cidades Verdes e Floridas’

A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais realiza a 33.ª edição da Lusoflora, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020, no CNEMA, em Santarém.

Sob o tema “Cidades Verdes e Floridas”, o objetivo é destacar a importância da criação e melhoria dos espaços verdes em ambientes urbanos, como estratégia de adaptação às alterações climáticas e melhoria do meio ambiente e bem-estar das gerações presentes e futuras.

É neste contexto que é realizada a 28 de fevereiro a Conferência “Cidades Verdes e Floridas – Cidades Sustentáveis”, que visa a reflexão e o debate sobre as questões de estratégia sustentável para as áreas verdes urbanas e periurbanas. A conferência integrará uma mesa redonda sob o tema "Plantas em espaços públicos: plantas autóctones x plantas melhoradas – várias perspetivas”.

29 de fevereiro: Desfile de Carnaval anima residentes e visitantes em Gaula

Será grande a animação em Gaula no próximo dia 29 de fevereiro, com a Casa do Povo de Gaula a organizar o Desfile de Carnaval naquela freguesia.

No total, serão 700 foliões, divididos por cinco trupes, que irão animar a freguesia em vários momentos.

O primeiro momento começa às 16h00, com o desfile na Achada de Gaula (zonas altas da freguesia), com um percurso que vai da zona do Cabouco até à Cerca. Segue-se o segundo desfile, na Avenida Barão da Nora, às 17h00, que começa no Largo do Cemitério e termina no recinto do Mercadinho de Gaula.

Crianças, adultos e idosos participam neste desfile, que já é uma tradição da freguesia, e se realiza há mais de duas décadas.

Este ano, a Casa do Povo de Gaula brinda a comunidade e os visitantes com novidades: mal encerrado o segundo desfile, alguns foliões irão dirigir-se até ao Lar de Idosos para levar “um pouco de alegria às pessoas que não podem sair à rua”, explicou a responsável pela Casa do Povo de Gaula, Miquelina Faria.

Posteriormente, todas as trupes reúnem-se no recinto do Mercado Agrícola de Gaula, das 18h00 às 19h00 para animar o local. Recorde-se que o mercado terá as portas abertas e os comerciantes terão nos seus espaços comidas e bebidas para os participantes e para os visitantes.

Esta festa reveste-se de grande importância para toda a comunidade, uma vez que recupera o “Carnaval genuíno de Gaula”, sublinhou Miquelina Faria. "E, para além de animar a freguesia, a população residente e a visitante, também dinamiza toda a economia local", rematou.

3 de março: 9.º Concurso Nacional de Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses

A 3 de março decorre o 9.º Concurso Nacional de Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses, cujas inscrição deverão ser feitas até às 17h30 de 1 de março, exclusivamente por via eletrónica, através do link https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e443fc813648. Já as amostras deverão ser entregues no CNEMA, em Santarém, até às 11h00, do dia 03 de março.

A organização recomenda a leitura atenta e integral do regulamento específico e do regulamento geral, através da seguinte ligação: http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2020/02/REGULAMENTO-ESPECIFICO-FOLARES-BOLAS-E-REGULAMENTO-GERAL.pdf

3 de março: Concurso Nacional de Doçaria Simples Tradicional Portuguesa

A 9.ª edição do Concurso Nacional de Doçaria Simples Tradicional Portuguesa acontece no próximo dia 3 de março, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

As inscrições deverão ser feitas até às 17h30 do dia 1 de março, exclusivamente por via eletrónica através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e443efd6601c. Já as amostras deverão ser entregues até às 17h30, do dia 02 de março, no CNEMA.

De salientar que a organização recomenda a leitura atenta e integral do Regulamento Específico e do Regulamento Geral através do link http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2019/12/REGULAMENTO-ESPECIFICO-DOCARIA-SIMPLES-E-REGULAMENTO-GERAL.pdf.

4 de março: 9.º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa

O 9.º Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional Portuguesa realiza-se a 4 de março nas instalações do CNEMA, em Santarém, e recomenda-se a todos os interessados a leitura atenta e integral do regulamento específico e do regulamento geral, através da ligação  http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2020/02/DOCARIA-RICA-REGULAMENTO-ESPECIFICO-E-GERAL.pdf.

As inscrições decorrem até às 17h30 do dia 2 de março e é feita exclusivamente por via eletrónica, através da ligação  https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e442a4d26cd5 e a entrega das amostras deverá ser feita até às 11h00 do dia 04 de março, no CNEMA.

5 de março: 9.º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa

A 5 de março decorre a 9.ª edição do Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa, cujas inscrições deverão ser feitas exclusivamente por via eletrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e4443468812b, até às 17h30 do dia 3 de março, enquanto as amostras deverão ser entregues até às 11h00 do dia 5 de março, no CNEMA, em Santarém.

As entidades organizadoras recomendam a leitura atenta e integral do regulamento específico e do regulamento geral.

De referior que estes Concursos Nacionais são organizados pelo CNEMA, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assume a direção das iniciativas.

Para esclarecimentos de natureza técnica (inscrições, categorias, tipos de produtos, datas de entrega de amostras e produtos admissíveis, entre outros), as pessoas interessadas deverão entrar em contacto com a organização, através dos telefones 243 300 338, 913 299 961 ou 965 819 936 ou dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Relativamente a outras questões, como o pagamento de inscrição, os recibos ou o horário de funcionamento, entre outras, os candidatos deverão entrar em contacto com o CNEMA, pelo telefone número 243 300 300 ou pelos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

6 de março: Seminário "Uma só saúde" – Estratégias de Combate à Resistência aos Antimicrobianos

O seminário ‘Uma só saúde – Estratégias de Combate à Resistência aos Antimicrobianos decorre no dia 6 de março, a partir das 14h30, Auditório da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

Uma iniciativa inserida no Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos (PNCRAM), promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Ordem dos Médicos Veterinários, a APIFVET (representante da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários) e a Zoetis Portugal (empresa farmacêutica que desenvolveu um sistema de rastreio que possibilita a redução do uso de antibióticos).

As inscrições poderão ser feitas através da ligação https://forms.gle/2LzahgJWdcSBAFSa9, dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou via telefónica para o número 291 145 455.

De salientar que a resistência aos antimicrobianos (RAM) é considerada uma das ameaças globais mais graves da atualidade, não só para a saúde humana, mas também para a animal. 

 

6 de março: 11.º Concurso Nacional de Mel vai premiar os melhores

A 11.ª edição do Concurso Nacional de Mel, organizada pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo em conjunto com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, realiza-se no dia 6 de março, no CNEMA.

Um evento que desperta cada vez mais o interesse do sector, não só pelo número de participantes, mas também pela qualidade dos produtos apresentados. Recorde-se que nas anteriores edições foram levados a concurso mais de 410 méis, de 205 produtores e organizações.

Com este Concurso, pretende-se dar a conhecer e premiar os méis portugueses de elevada qualidade, contribuindo para a sua promoção e divulgação junto dos consumidores. Outro grande objetivo passa pela salvaguarda de um conjunto de saberes, técnicas, usos e costumes, diretamente relacionados com a qualidade dos produtos apresentados e que importa preservar.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão contactar a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, através do telefone número 217 100 084, do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do site www.fnap.pt . Poderão ainda contactar o CNEMA (Centro Nacional de Exposição e Mercados Agrícolas, pelo telefone número 243 300 300, pelos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelos sites www.cnema.pt e www.concursosnacionais.pt .

9 a 13 de março: Workshop ‘Embutidos em Madeira’

O workshop ‘Embutidos em Madeira’ (iniciação) decorre entre os dias 9 e 13 de março, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, na Oficina do Artesanato, situada na Rua dos Ferreiros, n.º 152, numa iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA), através do IVBAM, IP-RAM.

A Eng. Maria da Luz Ornelas, especialista em embutidos em madeira, será a formadora deste workshop, cujas inscrições já se encontram abertas.

Os interessados poderão fazer as suas inscrições via telefone, para o número 291 211 607, ou através dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

12 de março: Casa do Povo da Calheta acolhe formação na área do Turismo

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, através do Centro Qualifica, realiza uma sessão de informação destinada a jovens e adultos na Casa do Povo da Calheta, no dia 12 de março, pelas 10h30.

Nesta sessão, serão fornecidos informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional de adultos que procuram uma qualificação neste sector.

Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar o Polo de Emprego da Casa do Povo da Calheta, através do telefone número 291 822 300 ou do e-mail polodeempreEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Poderão ainda consultar o site www.empregarmais.pt .

16 a 23 de março: Curso de "Produção e Comercialização de Banana da Madeira"

Estão abertas as inscrições para o Curso de "Produção e Comercialização de Banana da Madeira’, que decorre entre os dias 16 e 23 de março na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

A formação, promovida pela Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Escola Agrícola da Madeira, terá uma duração de 40 horas, com um horário das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

O curso, destinado aos interessados na produção de banana da Madeira, tem como objetivos conhecer as características gerais do sector da banana na Região Autónoma da Madeira (RAM), gerir, planear e coordenar as práticas agrícolas com eficiente racionalização de fatores de produção e responsabilidade ambiental, fomentando a qualidade da sua produção, conhecer as boas práticas de higiene e transporte da banana, as normas de comercialização aplicáveis, o mercado da banana na União Europeia, as regras de condicionalidade aplicadas ao sector da banana e o sistema de certificação Global GAP.

As inscrições deverão ser realizadas via internet, através da ligação https://forms.gle/qsh5spkRsmN5BckR8, por telefone, para o número 291 145 455, ou por e-mail, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

22 de março: VIII Mostra de Espantalhos nos Prazeres

A VIII Mostra de Espantalhos tem lugar no próximo dia 22 de fevereiro, às 11h00, na Quinta Pedagógica dos Prazeres. É uma iniciativa desta Quinta Pedagógica, em parceria com a Delegação Escolar da Calheta e o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social (CEDECS) e que conta também com o apoio do Município da Calheta.

Trata-se de um evento em que a principal atividade passa por uma proposta destinada às escolas, aos centros cívicos e sociais e outras instituições público/privadas e aos particulares da Região, para que construam um espantalho para exposição na Quinta dos Prazeres e restante território da freguesia dos Prazeres.

Os interessados deverão remeter a inscrição até o dia 22 de fevereiro e enviar uma mensagem para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (ou ligar para o telefone 291 822 204) e referir os seguintes dados: nome, morada, contacto telefónico e número de espantalhos.

Cada participante poderá construir o número de Espantalhos que pretender, que deverão ser entregues até ao dia 13 de março, na Quinta Pedagógica dos Prazeres.

Para mais informações, veja aqui.

16 a 19 de abril: IV Festival do Rum da Madeira conta com a presença de embaixadores do Rum a nível mundial

O IV Festival de Rum realiza-se entre os dias 16 e 19 de abril, na Avenida Arriaga, no Funchal, e irá contar com a presença de vários especialistas internacionais. É uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), que tem por objetivo dar continuidade à promoção do Rum Agrícola da Madeira.

De salientar que a Madeira é a única região em Portugal que produz Rum Agrícola, um fator diferenciador que os muitos apreciadores e especialistas internacionais valorizam.

Neste evento vão estar presentes quatro empresas do sector, que irão realizar provas do Rum que produzem, quer dos Runs envelhecidos, quer dos Runs brancos (novos).

O IV Festival Rum Madeira mantém as masterclasses de Rum da Madeira com temas variados, nomeadamente o ‘Rum em Harmonização com Chocolates’, ‘Cocktails com Rum da Madeira’, o ‘Rum da Madeira com Charutos’, entre outros.

O ‘Rum talk’ será outro dos pontos altos do certame. Durante esta ‘conversa’ aberta ao público, os especialistas e embaixadores do Rum a nível mundial irão falar acerca das experiências e das perceções que têm sobre o Rum da Madeira.

Paralelamente ao Festival, é organizada uma press trip composta por jornalistas e embaixadores do Rum a nível mundial, que irão visitar todas as empresas produtoras de Rum da Madeira.

16 a 19 de abril: Casa do Povo de Santa Maria Maior já prepara Expo Tropical 2020

A Casa do Povo de Santa Maria Maior promove a 5.ª Edição da Expo Tropical entre os dias 16 e 19 de abril, no centro do Funchal. Um certame que tem por objetivo promover os frutos e sabores subtropicais oriundos da Região. O programa já está a ser preparado e no evento não faltará animação e artistas que subirão ao palco durante estes dias.

Até 4 de maio: Inscrições para o 21.º Concurso Internacional de Desenhos Infantis

É mais uma edição do Concurso Internacional de Desenhos Infantis, desta vez com o tema ‘O nosso Planeta Terra em 2030”, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos.

Os desenhos deverão ser enviados impreterivelmente até ao dia 4 de maio de 2020 para o seguinte endereço: APCER - o’PORTO BESSA LEITE COMPLEX, Rua António Bessa Leite, 1430 - 1.º, 4150-074 Porto – Portugal.

Os três primeiros classificados nas categorias 7-9 anos, 10-12 anos, 13-15 anos serão premiados, à semelhança das edições anteriores.
Para mais informações, os interessados deverão contactar os serviços através dos  e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou veja aqui.

Estão abertas as inscrições para a Formação Pedagógica Inicial para Formadores (B-Learning)

Já estão abertas as inscrições para a ‘Formação Pedagógica Inicial para Formadores (B-Learning)", que será lecionada em horário pós-laboral na Casa do Povo da Calheta, entidade que organiza este curso em parceria com o Polo de Emprego local.

A formação, dada pela empresa DTIM, terá uma carga horária total de 90 horas, das quais 41 horas serão presenciais e as restantes à distância.

Para mais informações e para inscrições, os interessados deverão contactar o Casa do Povo da Calheta através do telefone  291 822 300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A data de início da formação, bem como o horário serão anunciados oportunamente. Participe!

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.