1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Agenda 

Projeto Europeu LIFE - ADVICLIM elabora inquérito a viticultores de 22 países. 

No âmbito do projeto europeu LIFE - ADVICLIM, que tem como objetivo estudar o estado atual e futuro do sector vitivinícola europeu, num ambiente de alterações climáticas, foi elaborada um inquérito destinado aos viticultores de 22 países produtores de vinho.

Uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de fornecer uma ferramenta que reúna não só, informação sobre a perceção dos viticultores sobre as alterações climáticas, mas também, as suas prioridades para adaptar práticas e técnicas aos impactos associados.

Em Portugal, o inquérito está disponível em https://forms.gle/E8K7aYkpc3wJH8Gx8.

Participe! Este inquérito é anónimo e leva apenas alguns minutos para ser concluído!

7 de fevereiro: SRA acolhe Conferência sobre ‘Prevenção da Diabetes’

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural acolhe no seu Auditório, pelas 11h00, a conferência ‘Prevenção da diabetes’, incluída no ciclo de Conferências ‘Pela Saúde e Bem-Estar’.

O orador convidado para esta conferência é o médico Silvestre Abreu, que é também diretor do serviço de Endocrinologia do SESARAM.

Até 10 de fevereiro: candidaturas aos focus groups sobre ‘Produtividade e Sustentabilidade Agrícola’

A Comissão Europeia está a fazers a chamada para cinco novos focus groups da Parceria Europeia da Inovação sobre a ‘Produtividade e Sustentabilidade Agrícola’, destinados a especialistas como agricultores, silvicultores, conselheiros, cientistas e outros atores relevantes para o sector agrícola, que começam a trabalhar em março de 2020 e deverão apresentar os seus resultados e recomendações até janeiro de 2021.

Os temas e objetivos dos focus groups são os seguintes:

Focus group n.º 39: ‘Vida selvagem e produção agrícola’, cuja primeira reunião está marcada para os dias 5 e 6 de maio de 2020. O objetivo, refere a Comissão Europeia, é promover práticas inovadoras e sustentáveis para prevenir e controlar os danos de animais selvagens nas explorações e ao mesmo tempo proteger a vida selvagem. Note-se que este Focus Group não abordará danos de insetos;

Focus group n.º 40: ‘Culturas industriais sustentáveis na Europa: novas oportunidades de mercado e modelos de negócios que não substituem a produção de alimentos’ tem o primeiro encontro nos dias 13 e 14 de maio de 2020. Saber como é que as culturas industriais podem contribuir para novas oportunidades de mercado, modelos de negócios e sistemas agrícolas sustentáveis, que criam valor para os agricultores da UE, sem substituir a produção de alimentos, é o objetivo deste grupo.

Focus group n.º 41: ‘Reduzir a pegada ecológica do plástico na agricultura’, com encontro marcado para os dias 19 e 20 de maio, visa perceber como reduzir o uso de plástico na exploração agrícola através da reciclagem e introdução de alternativas.

Focus group n.º 42: ‘Sistemas sustentáveis de produção de carne bovina’, um tema que será abordado pelos membros do grupo na primeira reunião que decorre nos dias 28 e 29 de abril. Aqui, a questão prende-se com os sistemas de produção de carne e se estes são sustentáveis tendo por base os princípios da agroecologia.

Focus group n.º 43: reúne-se nos dias 13 e 14 de maio com o tema ‘Clima inteligente para culturas subtropicais na UE. O objetivo deste grupo é entender como promover a diversificação das culturas subtropicais e de sistemas integrados de produção agropecuária para torná-los economicamente viáveis e mais resilientes às alterações climáticas.

Recorde-se que estes focus groups complementam o trabalho dos grupos anteriores e espera-se que funcionem durante 12 meses, sendo que cada um irá ter dois encontros presenciais. Cada grupo integra até 20 especialistas e as candidaturas decorrem até 10 de fevereiro de 2020.

Para obter mais informações sobre os focus groups, consulte a brochura e respetivo o estatuto.

10 a 14 de fevereiro: Curso em ‘Aplicação de produtos fitofarmacêuticos’ continua com inscrições abertas

As inscrições para o curso ‘Aplicação de produtos fitofarmacêuticos’ continuam abertas. O curso, com uma carga horária de 35 horas, decorre entre os dias 10 e 14 de fevereiro na Escola Agrícola da Madeira (EAM), em São Vicente, sendo esta formação obrigatória para todos aqueles que compram e aplicam os fitofarmacêuticos.
 
O cartão, emitido após a frequência e respetivo aproveitamento do curso, tem uma validade de 10 anos após a data de emissão do Certificado de Formação Profissional. (Despacho n.º 48/2013, de 13 de março). As inscrições poderão ser feitas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do contacto junto dos serviços da Escola Agrícola da Madeira para o telefone 291 145 455.
 
Trata-se de uma formação promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da EAM.

12 de fevereiro: Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses

Prepare-se para a 9.ª edição do Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, que acontece no dia 12 de fevereiro. As inscrições deverão ser realizadas até as 17h30 do dia 10 de fevereiro, unicamente por via eletrónica.

Os participantes deverão entregar as amostras no CNEMA, em Santarém, até às 17h30 do dia 11 de fevereiro, recomendando-se a leitura dos regulamentos geral e específico.

Esta é mais uma iniciativa do CNEMA em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal.

Para mais esclarecimentos sobre este concurso, contacte os serviços através dos telefones 243 300 338; 913 299 061; ou 965 819 936 ou por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

12 a 14 de fevereiro: Curso em "Produção de antúrios e próteaceas" com inscrições já abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso em produção de antúrios e próteaceas, que decorre na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, de 12 a 14 de fevereiro.

Destinado a todos os interessados que exerçam ou pretendam exercer a prática do cultivo de plantas para produção de flor, o curso tem uma carga horária de 24 horas e tem como objetivo dotar os formandos de competências teóricas e práticas sobre a produção florícola em geral e, em particular, sobre as culturas de antúrios e de proteáceas.

As inscrições são obrigatórias e poderão ser feitas através da ligação https://forms.gle/hWwvpaWuyPzv9FtY7, por telefone, para o número 291 145 455, ou para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Participe nesta iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Escola Agrícola da Madeira!

13 de fevereiro: 1.º Concurso Nacional de Leguminosas

O 1.º Concurso Nacional de Leguminosas Tradicionais Portugueses realiza-se no próximo dia 13 de fevereiro, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém.
 
As inscrições são feitas exclusivamente por via eletrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5de7d0ae41ac9 , até às 17h30 do dia 10 de fevereiro. Já as amostras deverão ser entregues até às 17h30 do dia 11 de fevereiro no CNEMA. 
 
Trata-se de um evento realizado pelo CNEMA, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assume a respetiva Direção, e que recomendam a leitura atenta e integral do regulamento geral e do regulamento específico.
 
Para esclarecimentos de natureza técnica (inscrições, categorias, tipos de produtos, datas de entrega de amostras e produtos admissíveis, entre outros), os interessados devem contactar os números 243 300 338, 913 299 061 ou 965 819 936 ou ainda através dos endereços de correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
Para outras informações, nomeadamente pagamento da inscrição, recibos e horário de funcionamento, os interessados deverão contactar o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, através do telefone 243 300 300 ou dos e-mails: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
 
13 de fevereiro: 7.º Concurso de Ervas Aromáticas e Infusões Tradicionais Portuguesas
 
O 7.º Concurso Nacional de Ervas Aromáticas Tradicionais Portugueses decorre no dia 13 de fevereiro, uma outra iniciativa do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) em c conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, sendo que esta última assume a direção deste evento.
 
As inscrições deverão ser entregues até às 17h30 do dia 10 de fevereiro, exclusivamente por via electrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5de7dd9748dec. Sublinhe-se que a inscrição só se considera completa e apenas será apreciada se for acompanhada de todos os elementos e documentos referidos no regulamento e do comprovativo do pagamento.
 
A entrega das amostras deverá ser feita até às 17h30 do dia 12 de fevereiro, no CNEMA, em Santarém.
 
Os critérios de qualificação de Produtos Tradicionais podem ser consultados em https://qualificaportugal.pt/wp-content/uploads/2019/08/CQ-01-criterio-qualificacao-Prod-tradicional-3-05062016.pdf.

Para esclarecimentos de natureza técnica e para outras informações, mantêm-se os contactos referidos no Concurso Nacional de Leguminosas, referido anteriormente.

De 19 de fevereiro a 1 de março: Festas de Carnaval prometem muita animação na Região

As festas de Carnaval na Madeira arrancam a 19 de fevereiro e prolongam-se até ao dia 1 de março. Serão 12 dias de festa, sob o tema ‘Carnaval é Fantasia’, com o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e da Cultura, a garantir muita animação e novidades.

Para além de um concerto diário na Placa Central com bandas madeirenses a atuarem à noite, as bandas filarmónicas também atuarão durante este período das 10h00 às 11h45 e das 15h00 às 16h45. Neste local também serão instaladas casinhas de comes e bebes, onde estarão à disposição de residentes e visitantes iguarias alusivas à época, como os sonhos ou as malassadas, e ainda animação destinada às crianças.

Este ano haverá outras novidades. As casinhas de comes e bebes serão estendidas ao Largo da Restauração e o espetáculo alusivo às artes circenses estende-se por três dias, decorrendo no anfiteatro do Jardim Municipal do Funchal, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro pelas 21h00.

O ponto alto acontece a 22 de fevereiro, com quase 2.000 figurantes, distribuídos por 13 grupos, a desfilarem na marginal do Funchal. É o grande cortejo alegórico que sai à rua com um percurso que vai desde a Rotunda da Pontinha até a Praça da Autonomia.

O desfile do Trapalhão, que decorre no dia 23, terá os mesmos moldes. A SRTC irá atribuir 11 prémios monetários, desde a melhor animação, o melhor par, o melhor grupo e o rei trapalhão, entre outros.

Antes, no dia 21, tem lugar o Carnaval das Escolas, com cerca de 1.000 crianças a desfilarem pela cidade entre as 10h30 e as 12h30. À tarde, a partir das 14h20, segue-se o Carnaval Solidário com os utentes dos vários Centros Comunitários a saírem também à rua.

 

Paralelamente, de 24 de fevereiro a 1 de março realiza-se o Carnaval das Avenidas, em que as trupes que participam no grande cortejo alegórico atuam novamente na Placa Central, entre as 20h00 as 22h00.

18 de fevereiro: 2.º Concurso Nacional de Produtos de Salsicharia Tradicionais Portuguesas

É já a 18 fevereiro que decorre o 2.º Concurso Nacional de Produtos de Salsicharia Tradicionais Portugueses. Um evento promovido pelo CNEMA, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assume a direção do evento.

As inscrições são feitas exclusivamente por via eletrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e25c4b9395f3, até às 17h30 do dia 16 de fevereiro. Recorde-se que a inscrição só se considera completa e apenas será apreciada se for acompanhada de todos os elementos e documentos referidos no regulamento e do comprovativo do pagamento.

As amostras deverão ser entregues até às 17h30 do dia 17 de fevereiro, no CNEMA, em Santarém.

Para esclarecimentos de natureza técnica (inscrições, categorias, tipos de produtos, datas de entrega de amostras e produtos admissíveis, entre outros), os interessados deverão enviar as suas questões para os e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contactar diretamente os serviços, para os números de telefone 243 300 338, 913 299 061 ou 965 819 936.

Para outros esclarecimentos, nomeadamente pagamento de inscrição, recibos ou horário de funcionamento, as pessoas, instituições ou empresas deverão contactar o CNEMA,através do telefone 243 300 300.

18 fevereiro: 5.º Concurso Nacional de Alheiras Tradicionais Portuguesas

O 5.º Concurso Nacional de Alheiras Tradicionais Portugueses, organizado pelo CNEMA em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, que assume a direção, realiza-se no próximo dia 18 de fevereiro.

Os interessados deverão fazer a inscrição até às 17h30 do dia 16 de fevereiro, exclusivamente por via electrónica, através da ligação https://concurso.qualificaportugal.pt/inscricoes.php?evento=5e25bf32c962e e as amostras deverão ser entregues até às 17h30 do dia 17 de fevereiro, no CNEMA, em Santarém.

Os critérios de qualificação de Produtos Tradicionais podem ser consultados em http://concursosnacionais.pt/wp-content/uploads/2020/01/CQ-01-CQ-023-CRITERIOS-QUALIFICACAO-PRODUTOS-TRADICIONAIS.pdf

As entidades organizadoras recomendam a leitura integral dos regulamentos geral e específico e informam que, para esclarecimentos de natureza técnica, os interessados deverão contactar os serviços via telefone (243 300 338, 913 299 061 ou 965 819 936) ou via e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

Para outras informações, deverá ser contactado o CNEMA, através do telefone 243 300 300 ou pelos e-mails (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ).

23 de fevereiro: Casa do Povo de Santa Cruz organiza Desfile de Carnaval

A Casa do Povo de Santa Cruz organiza o Desfile de Carnaval no próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 17h00, dando continuidade a uma tradição com mais de 25 anos e que leva milhares de pessoas a se juntarem ao longo do percurso para verem os foliões passar.

A animação está garantida. Este ano participam no cortejo nove trupes, vindas de vários concelhos e freguesias da Região, num total de 900 foliões, naquele que já é considerado “um marco nas festividades de Santa Cruz”, revela Renato Spínola, presidente da Casa do Povo local.

A concentração está marcada para a Rua Bela São José, junto à Casa da Cultura, de onde sairá o desfile pelas 17h00, passando depois pela Rua do Ribeirinho, em seguida pela Marginal (Rua da Praia) e pela Rua Nova de São Fernando (ao lado do hotel Vila Galé), terminando na Praça do Município.

Para Renato Spínola, este evento, que junta “jovens e menos jovens”, é de “grande importância para o concelho”, uma vez que, para além de “levar alegria e folia a residentes e visitantes”, também “dinamiza o comércio local e a baixa de Santa Cruz”.

24 de fevereiro: Casa do Povo da Boaventura organiza Baile de Carnaval

A Casa do Povo da Boaventura, com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, organiza um Baile de Carnaval no próximo dia 24 de fevereiro, às 21h00, no Salão daquela instituição.

A animação será uma constante, com os foliões e com a presença do DJ Jay Williams. Para os melhores disfarces haverá prémios: três na categoria de individuais, três para os grupos mais trapalhões e dois escolhidos pelo júri.

Até 27 de fevereiro: ‘Tempos de Hortifruticultura’ no Jardim da Serra

‘Tempos de Hortifruticultura’, uma iniciativa da Junta de Freguesia do Jardim da Serra, através do CDISA Quinta Leonor, decorre até 27 de fevereiro, em vários pontos daquela freguesia, contemplando várias abordagens de índoles agrícola e ambiental.

Durante este mês, vários técnicos da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRA) deslocam-se aos pomares dos agricultores para proceder à enxertia de árvores de fruto, nomeadamente cerejeiras, macieiras, pereiras, ameixieiras e castanheiros.

Para além deste apoio, os técnicos da DRA levarão a cabo atividades de informação e de demonstração, todas elas gratuitas.

As inscrições deverão ser realizadas na Junta de Freguesia por telefone (291 946 777 ou 969 862 258) ou por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

28 e 29 de fevereiro: 33.ª Edição da Lusoflora sob o tema ‘Cidades Verdes e Floridas’

A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais realiza a 33.ª edição da Lusoflora, nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2020, no CNEMA, em Santarém.

Sob o tema “Cidades Verdes e Floridas”, o objetivo é destacar a importância da criação e melhoria dos espaços verdes em ambientes urbanos, como estratégia de adaptação às alterações climáticas e melhoria do meio ambiente e bem-estar das gerações presentes e futuras.

É neste contexto que é realizada a 28 de fevereiro a Conferência “Cidades Verdes e Floridas – Cidades Sustentáveis”, que visa a reflexão e o debate sobre as questões de estratégia sustentável para as áreas verdes urbanas e periurbanas. A conferência integrará uma mesa redonda sob o tema "Plantas em espaços públicos: plantas autóctones x plantas melhoradas – várias perspetivas”.

29 de fevereiro: Desfile de Carnaval anima residentes e visitantes em Gaula

Será grande a animação em Gaula no próximo dia 29 de fevereiro, com a Casa do Povo de Gaula a organizar o Desfile de Carnaval naquela freguesia.

No total, serão 700 foliões, divididos por cinco trupes, que irão animar a freguesia em vários momentos.

O primeiro momento começa às 16h00, com o desfile na Achada de Gaula (zonas altas da freguesia), com um percurso que vai da zona do Cabouco até à Cerca. Segue-se o segundo desfile, na Avenida Barão da Nora, às 17h00, que começa no Largo do Cemitério e termina no recinto do Mercadinho de Gaula.

Crianças, adultos e idosos participam neste desfile, que já é uma tradição da freguesia, e se realiza há mais de duas décadas.

Este ano, a Casa do Povo de Gaula brinda a comunidade e os visitantes com novidades: mal encerrado o segundo desfile, alguns foliões irão dirigir-se até ao Lar de Idosos para levar “um pouco de alegria às pessoas que não podem sair à rua”, explicou a responsável pela Casa do Povo de Gaula, Miquelina Faria.

Posteriormente, todas as trupes reúnem-se no recinto do Mercado Agrícola de Gaula, das 18h00 às 19h00 para animar o local. Recorde-se que o mercado terá as portas abertas e os comerciantes terão nos seus espaços comidas e bebidas para os participantes e para os visitantes.

Esta festa reveste-se de grande importância para toda a comunidade, uma vez que recupera o “Carnaval genuíno de Gaula”, sublinhou Miquelina Faria. "E, para além de animar a freguesia, a população residente e a visitante, também dinamiza toda a economia local", rematou.

CP Calheta e Polo de Emprego promovem Formação Básica de Inglês para adultos já este mês

A Casa do Povo da Calheta e o Polo de Emprego local promovem ainda este mês de fevereiro um curso de ‘Formação Básica de Língua Inglesa’ destinado a adultos. A formação, que terá um total de 48 horas, decorrerá na Casa do Povo da Calheta às terças-feiras e quintas-feiras, das 14h00 às 17h00, sendo a data de início da formação divulgada oportunamente.

Com esta formação, pretende-se dotar a população de ferramentas que permitam uma mais rápida inserção no mercado de trabalho.

As pessoas interessadas em participar poderão realizar a inscrição através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone 291 822 300.

6 de março: Seminário "Uma só saúde" – Estratégias de Combate à Resistência

O seminário ‘Uma só saúde – Estratégias de Combate à Resistência aos Antimicrobianos decorre no dia 6 de março, a partir das 14h30, Auditório da Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente.

Uma iniciativa inserida no Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos (PNCRAM), promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), a Ordem dos Médicos Veterinários, a APIFVET (representante da indústria farmacêutica de medicamentos veterinários) e a Zoetis Portugal (empresa farmacêutica que desenvolveu um sistema de rastreio que possibilita a redução do uso de antibióticos).

As inscrições poderão ser feitas através da ligação https://forms.gle/2LzahgJWdcSBAFSa9, dos e-mails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou via telefónica para o número 291 145 455.

De salientar que a resistência aos antimicrobianos (RAM) é considerada uma das ameaças globais mais graves da atualidade, não só para a saúde humana, mas também para a animal. 

Curso de Socorrismo promovido pela Casa do Povo da Calheta em fevereiro

A Casa do Povo da Calheta, em parceria com a Fundação AMI, irá promover um curso de Socorrismo, certificado e acreditado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Esta formação irá decorrer ao longo de 16 horas, distribuídas por quatro dias, sendo que os interessados em realizar esta formação deverão contactar a Casa do Povo da Calheta, através do telefone 291 822 300 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As datas do curso serão oportunamente divulgadas.

Inscreva-se, participe e, quem sabe, poderá ajudar a salvar uma vida!

 

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.