1 1 1 1 1

Agenda Semanal

Janeiro: ‘Declaração de Existências de Ovinos e Caprinos’

A Direção Regional de Agricultura vem por este meio divulgar o Aviso enviado pela DGAV - Direção Regional de Agricultura e Veterinária, alusivo à Declaração de Existências de Ovinos e Caprinos, cujo procedimento decorre obrigatoriamente durante o mês de janeiro de 2020.

Durante este mês de janeiro, todos os criadores de ovinos e caprinos ficam obrigados a declarar os animais detidos por marca de exploração a 31 de dezembro de 2019.

A declaração de existências poderá ser efetuada diretamente pelo produtor na Área Reservada do portal do IFAP, em qualquer departamento dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais ou ainda nas entidades protocoladas com o IFAP, através da aplicação SNIRA/iDigital (mod. 657/DGV).

Os criadores que ainda não possuam registo no SNIRA terão que o fazer previamente, nos locais indicados no ponto anterior.

A ausência da Declaração de Existências determinará a perda do direito de emissão de Guias de Circulação para a exploração e para o detentor em causa.

Até 10 de janeiro: ‘A Arte de um Violeiro’ no Centro de Estudos de História do Atlântico

A exposição ‘A Arte de um Violeiro’ está patente até amanhã, dia 10 de janeiro, no Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, onde poderão ser vistos instrumentos de cordas dedilhadas que fazem parte da identidade cultural madeirense, como a braguinha ou machete, o rajão e a viola de arame.

O ofício de violeiro atingiu o seu apogeu na segunda metade do século XIX, primeira metade do século XX, tendo atualmente nas mãos do Mestre Carlos Jorge Pereira Rodrigues um dos seus representantes. O violeiro tem o poder de construir a ‘casa da música: ele é marceneiro, é embutidor, é polidor, é mestre e é mágico.

Carlos Jorge Pereira Rodrigues é um dos violeiros do Funchal, tendo sido cofundador da ‘Oficina de Instrumentos Musicais’, no Conservatório de Música da Madeira.

Em 1992, instalou-se na Rua dos Frias, onde esteve 21 anos, fundando depois a ‘Oficina’, na Rua da Carreira. É aí que dá corpo a violas de arame, braguinhas, bandolins, rajões e outros cordofones. O gosto pela construção de violas, passou-a ao filho Henrique João, que dá continuidade a esta tradição.

 

11 a 15 de janeiro: Madeirenses ‘varrem os armários’ nas Festas de Santo Amaro

O dia de Santo Amaro celebra-se um pouco por todo o arquipélago da Madeira entre os dias 11 e 15 de janeiro. É uma festividade em que os madeirenses desmancham os presépios e aproveitam para ‘varrer os armários’, uma tradição que consiste em visitar os familiares e amigos que se juntam para degustar as últimas iguarias da Festa.

23 e 24 de janeiro: Ação de informação ‘Bem-Estar de Animais de Companhia

A Escola Agrícola da Madeira (EAM) promove nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020 uma ação de informação sobre o bem-estar de animais de companhia (AC) destinada aos cuidadores de animais.

Com uma carga horária de 14 horas, serão abordados temas como as implicações legais, as necessidades de um Animal de Companhia e a detenção responsável.

Esta ação inclui ainda uma visita ao Hospital Veterinário da Madeira.

Os interessados devem fazer a sua inscrição online.

10 a 14 de fevereiro: Curso de Formação em ‘Aplicação de Fitofarmacêuticos – APF

Estão abertas as inscrições do Curso em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, que se realiza de 10 a 14 fevereiro de 2020 na Escola Agrícola da Madeira, localizada na freguesia e concelho de São Vicente.

Para adquirir e aplicar produtos fitofarmacêuticos, os interessados devem frequentar esta ação de formação de carácter obrigatório e ter aproveitamento.

Depois, é emitido o cartão de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos, que tem a validade de dez anos após a data de emissão do Certificado de Formação Profissional.

Esta formação destina-se a agricultores e/ou outros aplicadores que apliquem ou venham a aplicar Produtos Fitofarmacêuticos, e a inscrição é feita online.

Para mais informações, deverá contactar a Escola Agrícola da Madeira através do telefone 291 145 455 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.