1 1 1 1 1

Agenda Semanal

4 de janeiro: Estreito canta ‘As Janeiras’ e distribui Mega Bolo Rei com 40 metros de comprimento.

Na noite de 4 de janeiro todos os caminhos vão dar ao Mercado do Estreito. Trata-se da VIII Edição ‘Cantar as Janeiras’, um evento que reúne largas centenas de pessoas entre locais, visitantes e turistas e que já entrou no calendário de eventos do Concelho de Câmara de Lobos.

O ambiente é de festa. Daquela tipicamente madeirense. Haverá animação, música, dançares e cantares a partir das 19h30, com o cantor madeirense Miro Freitas, cabeça de cartaz a encerrar as festividades. E claro, uma mega surpresa: o Bolo Rei que este ano terá 40 metros de comprimento e será distribuído por todos os presentes.

As barraquinhas tradicionais de comes e bebes, com carne de vinho e alhos, canja, licores, ponchas e outras iguarias da quadra natalícia acompanham os vendedores de frutas e de verduras. E no palco a animação é contínua.

Um evento organizado pela Casa do Povo do Estreito, com o apoio da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e do Município de Câmara de Lobos, que conta com a participação de Grupos de Tocares e Cantares de várias casas do Povo e grupos musicais, proporcionando à população o reavivar das antigas tradições madeirenses.

Na primeira parte do evento, a animação ficará a cargo do Grupo de Concertinas (Casa do Povo da Ribeira Brava), dos Amigos da Gaita (Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos) e do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz.

Pelas 21h00, é a hora de distribuir o mega Bolo Rei com 40 metros de comprimento a todos os presentes e de anunciar os vencedores do ‘Concurso de Presépios’.

A animação continua, enquanto as pessoas provam o Bolo Rei. Do Caniço, vem o Grupo ‘O Brinquinho’ que irá atuar pelas 21h30, seguindo-se ‘Os D´Repente’.

Miro Freitas, o famoso cantor madeirense, sobe ao palco pelas 23h15, encerrando-se, assim, a grande festa de dia 4 de janeiro no Mercado do Estreito de Câmara de Lobos.

Programa

- 19h30 – Grupo ‘Cantar os Reis’ da Casa do Povo do Campanário

- 20h00 – Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava

- 20h20 – Amigos da Gaita – Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos

- 20h40 – Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz

- 21h00 – Entrega de prémios do concurso de presépios, com a presença das entidades convidadas

- 21h15 – Distribuição do mega Bolo Rei

- 21h30 – Grupo ‘O Brinquinho’ – Casa do Povo do Caniço

- 22h00 – Grupo D’Repente

- 23h15 – Miro Freitas

 

5 de janeiro: ‘Vamos Cantar os Reis’ no Auditório do Jardim Municipal

O desafio para a celebração do Dia de Reis está lançado!

São esperados milhares de pessoas no Jardim Municipal, residentes e visitantes, naquele que é um evento que já faz do calendário de festividades desta época natalícia.

Para além do tradicional Bolo Rei e das típicas barraquinhas de comes e bebes, nessa noite sobe ao palco um Presépio ao Vivo. Paralelamente, a animação, a música, o folclore, o humor e as sonoridades variadas, os licores, a poncha, a carne de vinho e alhos serão uma constante. O evento é organizado pela ACAPORAMA (Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira), com o apoio das Secretarias Regionais do Turismo e Cultura e de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

As atividades têm início às 20h00, com música típica da quadra natalícia e com a humorista ‘Comadre Valkira’, que irá animar os convivas, oferecendo bolo rei e ginja do Curral das Freiras. Segue-se a atuação do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, que, interagindo com público, irão ensinar os presentes como ‘Cantar os Reis’.

Um dos pontos altos da noite será o Presépio ao Vivo, apresentado pelo Grupo Etnográfico da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos. Mas atuam vários outros grupos: os Grupos Coral, Cordofones e Pastores do Monte, da Casa do Povo da Ponta do Sol, e os Grupos das Casas do Povo da Serra de Água, de São Roque do Faial, do Campanário, do Monte e do Porto Moniz, com o “Vamos cantar os Reis”.

O encerramento acontece por volta das 23h00, hora em que todos poderão organizar-se em grupos e fazer o tradicional porta a porta, entoando músicas de celebração do Dia de Reis para depois serem recebidos nas casas e presenteados com iguarias típicas desta quadra.

5 de janeiro: ‘Cantar dos Reis’ no Curral das Freiras

A Casa do Povo do Curral das Freiras organiza neste domingo a XXVI edição do ‘Cantar dos Reis’, naquela localidade.

Assim, pelas 15h00 acontecem os Cantares Tradicionais alusivos à data com a presença de diversos grupos convidados, havendo às 18h00 um Mega Bolo Rei para distribuir pelos presentes e finalizando com uma visita aos presépios a partir das 19h00. Por isso, celebre o Dia de Reis, visitando a pitoresca freguesia do Curral das Freiras!

Até 6 de Janeiro: Mercadinho de Natal, na Placa Central, Funchal

No âmbito das festividades de Natal e fim de ano, decorre até segunda-feira, o Mercadinho de Natal, no centro do Funchal, mais concretamente na Placa Central (Avenida Arriaga), onde poderá provar as iguarias típicas da época natalícia, aconchegar o estômago com uma sopa de trigo ou canja ou uma sandes de carne de vinha d’alhos acompanhada dos tradicionais licores e da omnipresente poncha.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.