1 1 1 1 1

27.ª Festa gastronómica do peixe-espada-preto, dias 9, 10 e 11 de agosto, em Câmara de Lobos

festa da espada 2019 PROGRAMA  

A Direção Regional de Pescas (DRP) iniciou a sua participação na Festa gastronómica do peixe-espada-preto em 1993, sendo a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos a entidade organizadora.

Os serviços da Direção Regional aproveitam o evento para a divulgação de dados estatísticos e informações pertinentes do sector das pescas na Região, através de cartazes e também em contacto direto dos funcionários presentes no local da exposição.

São afixados dois cartazes com o ranking, um das 10 primeiras embarcações (TOP TEN) que descarregaram mais peixe-espada nos portos de pesca da Região Autónoma da Madeira durante 2018 e outro em relação às descargas de 2019 (até 31 de julho), observados com muito interesse, principalmente pelos ativos do setor e familiares, residentes em Câmara de Lobos.

É feita uma homenagem ao pescador durante a abertura do evento, atribuindo um prémio ao 1.º lugar, uma placa alusiva, ao armador/proprietário da embarcação e respetiva tripulação pela produtividade.

Durante os três dias do evento, é oferecida aos visitantes a oportunidade de provar o magnífico prato tradicional, preparado pelos mais reputados restaurantes da zona. E, com tudo isto, ainda pode apreciar a paisagem surpreendente da baía de Câmara de Lobos.

O festival tem como objetivo mostrar o potencial da culinária do peixe-espada-preto e, ao mesmo tempo, destacar a atividade de pesca tradicional de Câmara de Lobos.

Convidamos todos, e em particular os funcionários da DRP, para a participação neste evento, que simboliza a destreza, o esforço e a coragem dos pescadores desta importante pescaria que tem uma forte envolvência na economia local/regional.


José Luís da Silva Ferreira
Diretor Regional das Pescas

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.