1 1 1 1 1


sidracartazAproveitando a envolvência e dinâmica geradas pela "Festa da Flor", que se constitui cada vez mais como um dos principais cartazes turísticos da Madeira, a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, vai apoiar mais uma campanha promocional da Sidra produzida pela Quinta Pedagógica dos Prazeres, focalizada especialmente para o evento.

Esta campanha, que girará sob o nome "Da Flor Também Sou", decorrerá no snack-bar o "Mesão", à Rua dos Murças, no Funchal, consistindo no sorteio a quem beba uma sidra dos Prazeres, no período ente 9 e 15 de maio próximo, de flores produzidas nos espaços ajardinados da própria Quinta Pedagógica dos Prazeres (5 flores por dia).
O mote escolhido para a campanha decorre da evidência, por vezes nem sempre presente no senso comum, de que as maçãs resultam da evolução natural das flores da macieira. A este propósito, não será demais relembrar que os frutos são estruturas que protegem as sementes nas angiospérmicas, as quais derivam do ovário das flores. Depois da fecundação dos óvulos no interior do ovário ocorre o desenvolvimento deste, por via da ação das hormonas vegetais, fase em que então se inicia o processo de composição do fruto: estrutura, cores, consistência e sabores.

A maçã é um "fruto simples" porque resulta de um único ovário de uma só flor. Botanicamente é também um "pomo baciforme", caraterizado por endocarpo membranáceo (a polpa comestível) e frequentemente coroado pelo cálice persistente da flor.

E é precisamente agora, em plena primavera, que as macieiras iniciam a floração, para produzirem os frutos meses mais tarde, já pelo outono. E é uma extraordinária pintura de tons de branco que podemos observar agora neste período tão especial, percorrendo os pomares de macieiras da nossa Ilha da Madeira.

Certamente, se a macieira não florisse não nos seria possível deliciar-nos com uma saborosa sidra dos Prazeres.

Paulo Santos