1 1 1 1 1

Feira Agropecuária do Porto Moniz – concentrações de gado

concentracoes de gado1 No dia 17 de junho de 1955 realizou-se, pela primeira vez, a Feira de Gado e Concurso Pecuário do Porto Moniz, nos baldios da Santa, mais propriamente no lugar das Portas da Vila.

Essa feira foi organizada por iniciativa da Câmara Municipal do Porto Moniz, com o patrocínio da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal e com a colaboração da Direcção-Geral dos Serviços Pecuários, da Junta dos Lacticínios da Madeira e do Grémio da Lavoura do Funchal e teve como objetivos principais, por um lado, estreitar o contacto dos técnicos com os criadores e, destes, uns com os outros, de modo a serem difundidas as boas práticas e ajustadas as condições da sua realização e, por outro, despertar entre os criadores um salutar espírito de emulação, de “sã inveja”, levando esses criadores a tentarem produzir melhor gado, através do “fomento”.

Lá estiveram presentes, em exposição, 192 cabeças de gado, das quais 114 vacas em produção leiteira, 10 vacas secas, 65 novilhas e 3 touros.

Esses animais foram previamente selecionados por técnicos dos serviços veterinários oficiais, que os identificou, examinou e submeteu a provas que permitissem afirmar, com relativa segurança, que era bom o seu estado de saúde.

A seleção dos animais que têm estado presentes na Feira de Gado, hoje Feira Agropecuária do Porto Moniz, tem-se vindo a repetir todos os anos desde então, através de concentrações de gado e dos seus criadores, um pouco por todo o concelho, tendo vindo a estender-se ao concelho da Calheta.

 

concentracoes de gado2

Assim, este ano, estão previstas concentrações para os dias 7 e 8 de junho próximo, nos seguintes locais e horários:

Terça-feira – 07.06.2016 – Achadas da Cruz e Porto Moniz
10h30 – Achadas da Cruz
14h00 – Lamaceiros e Pico Alto
14h30 – Levada Grande
15h00 – Salão e Pombais
Quarta-feira – 08.06.2016 – Ponta do Pargo
10h00 – Lombada dos Marinheiros
10h30 – Lombo
11h00 – Lombadinha
11h30 – Salão
12h00 – Serrado
12h30 – Lombada Velha
13h00 – Ribeira Vaca
13h30 – Cabo

O Júri para a classificação dos bovinos para exposição será constituído este ano pelos técnicos superiores Eng. Pedro Manuel Fontes Teles de Sampaio (Presidente), Dr. João Carlos Dória e Eng.ª Ana Sílvia dos Santos.

 

Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.