1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Madeira, capital da natação adaptada

ipc swimming cartaz

 

Está tudo pronto para o arranque do Europeu de natação adaptada IPC Swimming European Open Championships Funchal 2016.

A maioria dos nadadores de elite mundial, cerca de 450 atletas em representação de 50 países, estará concentrada entre 30 de abril e 7 de maio no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal.

A organização, a cargo do International Paralympic Committee, Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação da Madeira, prepara os últimos pormenores daquele que é considerado um dos mais importantes eventos de natação organizados em Portugal, uma organização que lança a candidatura ao Mundial de natação adaptada em 2017 da FPN e Região Autónoma da Madeira, e que conta com o apoio do Governo Regional.

Portugal está representado com uma seleção de 16 nadadores (12 masculinos e quatro femininos) e alguns dos melhores nadadores portugueses estarão a competir por medalhas, dos quais seis já obtiveram as marcas mínimas para estar presentes nos Jogos do Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016: Simone Fragoso, Joana Calado, David Grachat, David Carreira, João Pina e Nelson Lopes. Outros cinco, entre eles o madeirense Emanuel Gonçalves, poderão no Europeu tentar um lugar nos Jogos.

O Campeonato da Europa de Natação Adaptada IPC 2016 será “aberto” a atletas de outros continentes, naquele que é último grande evento para obtenção de mínimos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.