1 1 1 1 1

mercadomachicoNa manhã solarenga do passado sábado 13 abril, no remanso do aprazível Largo da Praça, sob o abraço vigilante do magnífico Forte de Nossa Senhora do Amparo, teve lugar a cerimónia oficial de abertura do Mercado do Artesanato e Agricultura de Machico.

Neste ato, marcaram presença o Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, um representante da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Presidente do Município de Machico e, entre outras individualidades ligadas a várias áreas do concelho, o Presidente da Junta de Freguesia de Machico, o Dr. Ricardo Sousa. mercadomachico1Este edil foi o grande entusiasta e promotor da ideia, e irradiava felicidade pela primeira edição deste Mercado já reunir um número expressivo de agricultores e artesãos, a oferta por eles apresentada ser muito diversa e de ótima qualidade, como o público comprador, e ainda que sem grande publicidade, estar a marcar presença significativa, "invadindo" com grande curiosidade e avidez os diversos pontos de venda existentes.

O DICA esteve no ato de abertura, constatando marcarem presença 9 expositores, 6 de produtos agrícolas e 2 de artesanato. A oferta agrícola era muito diversa, desde as flores cortadas às plantas em vaso, nos frutos destacavam-se o abacate e a nêspera, e do vasto sortido de hortícolas, ressalvavam pela frescura a mercadomachico2batata e a cebola, como também as favas, os espinafres e a salsa. Nos transformados constava, além do pão caseiro, diversa doçaria, como uns saborosos suspiros.

De acordo com a Junta de Freguesia de Machico, o objetivo do projeto é "disponibilizar um espaço aos produtores agrícolas locais e pequenos artesãos para venda dos seus artigos dando, ao mesmo tempo, oportunidade à população de consumir produtos locais permitindo a venda direta, sem intermediários". Entre os requisitos colocados aos agricultores e artesãos, mais refere "a obrigatoriedade dos produtos comercializados serem de origem local ou regional. No artesanato, os produtos deverão ter em consideração elementos representativos da identidade do concelho e da Região".

O Mercado do Artesanato e Agricultura de Machico estará aberto todos os sábados e domingos, a partir das 9 horas.

Estamos certos que esta iniciativa reúne todas as condições e atrativos para singrar, pelo que o DICA aqui manifesta as maiores felicidades ao evento e a todos os que nele participarão.

Paulo Santos

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.