1 1 1 1 1

Madeira no circuito mundial de provas de trail ecológico

ecotrail cartaz

O Diário de Notícias, em parceria com a CMF e com o apoio de várias entidades, entre elas a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, vão organizar o ECOTRAIL do Funchal – Madeira Island, prova a realizar-se no próximo dia 30 de outubro, a partir das 5h50 e que conta com 582 atletas inscritos, de 13 nacionalidades diferentes.

Para um breve enquadramento, desde maio último que o Diário se vê envolvido num conjunto de atividades ligadas ao trail running, uma modalidade em crescimento na Madeira e que cada vez mais reúne um maior número de atletas em redor das provas organizadas.

 

Uma dessas atividades é, precisamente, o Ecotrail Funchal – Madeira, uma prova que se junta a outras do género que se realizam em Paris, Oslo e Bruxelas há já alguns anos.

O Ecotrail Funchal - Madeira é uma prova desportiva de cariz ambiental, que vem integrar um circuito mundial de provas de trail ecológico, sob a marca registada ECOTRAIL. Acontece pela 8.ª edição consecutiva na capital francesa, o Ecotrail Paris e conta hoje à partida com mais de 10 000 atletas, que procuram o desafio aliado à prática de uma atividade de natureza e que termina passando por zonas referência da cidade.

Um evento de trail com preocupações ecológicas que conta com 3 distâncias no formato utilizado em França - 80, 40 e 17 Km. Por passarmos a fazer parte desta rede de trails ecológicos citadinos, passamos a contar também com uma grande exposição mediática que percorre estes eventos, sendo que a própria Organização Ecotrail expandirá já em 2016 para mais 4 grandes cidades, 3 europeias e uma num outro continente ainda por designar.

Mas como podemos definir o conceito ECOTRAIL? Trata-se de um conjunto de provas de trail running, que misturam percursos citadinos com rurais e que surgem da necessidade sentida por algumas organizações de aproximar marcas e parceiros do ambiente citadino, sem perder a identidade e as caraterísticas base da modalidade.

De referir que a Marca “Produto da Madeira” far-se-á representar pela empresa 3 Corações, uma produção de cariz familiar, cuja missão é dar continuidade e redescobrir antigas receitas da confeitaria regional das ilhas da Madeira e Porto Santo, contando já com uma vasta gama de produtos da doçaria tradicional madeirense.


Marco Livramento
www.dnoticias.pt
Diário de Notícias da Madeira