1 1 1 1 1

As Sidras da Madeira vão ser acontecimento durante uma semana

De 22 a 28 de junho próximos vai acontecer a 1.ª Semana das Sidras da Madeira, numa organização conjunta da Confraria Gastronómica da Madeira, da Quinta Pedagógica dos Prazeres e da Câmara Municipal da Calheta – que assume a respetiva direção. Com a iniciativa é visado alavancar um projeto comum e estruturado para a proteção e valorização das sidras produzidas em diferentes áreas geográficas da ilha da Madeira.

O evento inicia-se a 22 de junho com a abertura oficial, pelas 18:30 h, ato este a presidir pelo Secretário Regional da Agricultura e Pescas, seguindo-se, pelas 19:00 h, uma palestra com a Eng.ª Ana Soeiro, Secretária-geral da Qualifica-Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, com o tema «As Sidras da Madeira e o Futuro». Ambos estes momentos decorrerão na sede do Clube Desportivo dos Prazeres, na freguesia com o mesmo nome, no Concelho da Calheta.
semana das sidras CARTAZ

 

A palestra a realizar pela ilustre convidada tem por objetivo, na base de uma visão exterior, mas autoridade de reputação internacional no que respeita à qualificação dos produtos agroalimentares tradicionais, contribuir para a definição de uma estratégia comum aos principais produtores de sidra da Região Autónoma da Madeira, que vise a melhor preservação e valorização desta bebida secular.

No dia seguinte, 23 de junho, ocorrerá o 1.º Concurso das Sidras da Madeira cujo objectivo é premiar, promover, valorizar e divulgar as sidras produzidas em diferentes áreas geográficas da ilha da Madeira. O júri do concurso será integrado por personalidades conceituadas e de méritos reconhecidos no setor das bebidas, designadamente na área dos vinhos, ou não fosse uma sidra, um "vinho de maçã".

Para os dias 24 e 25 de junho, está organizado um circuito gastronómico em que a sidra será o produto rainha, o qual contará com os seguintes restaurantes aderentes: Prazeres Rurais, O Parque, Olhar do Campo, Solar dos Prazeres, Saloio e Hotel Jardim Atlântico.

Já de 26 a 28 de julho, em stands próprios dispostos no Adro da Igreja Paroquial dos Prazeres, os visitantes poderão degustar as diferentes sidras madeirenses presentes.

Se é apreciador de sidra, e de tudo o que esta envolve, não perca os múltiplos atrativos que o programa da 1.ª Semana das Sidras da Madeira oferece, ao qual não faltarão adicionalmente momentos de pura expressão cultural (Marchas de São João dos Prazeres e Leilão de Galos), musicais (concertos dos Blend, dos Grumpies e de Carlos Santos, bem como a atuação do DJ Maciel Ferreira) e de humor (espetáculo dos 4Litro).

 

Regina Pereira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural