1 1 1 1 1

cartaz anona 2013O Faial, no concelho de Santana, recebe neste próximo fim de semana (dia 2 e 3 de março), a XXII edição da Exposição Regional da Anona, evento organizado pela Casa do Povo desta freguesia em parceria com a Comissão de Agricultores local, contando ainda com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A Exposição Regional da Anona tem por principal objetivo a valorização e aDSC 7135 promoção da anona regional, fruto que desde 2000 goza do estatuto concedido pela União Europeia de Denominação de Origem Protegida, a primeira fruta regional a receber tal grau de proteção internacional, e constitui também uma oportunidade para dinamizar o comércio local. De igual modo, procura-se relevar o papel da agricultura na preservação da identidade própria e da paisagem regional e fomentar a partilha de conhecimentos e de boas práticas, essenciais para fazer face aos desafios que se colocam atualmente ao setor.

Por outro lado, o evento conta com um vasto programa de animação, marcando presença diversos grupos e artistas regionais, proporcionando momentos agradáveis de convívio e animação para todos os visitantes, sem esquecer as tradicionais barracas de comes e bebes. Do programa, de destacar ainda a intervenção de Sua Excelência o Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, pelas 12h de domingo, seguida da entrega de prémios aos agricultores inscritos e da transmissão em direto desde o local do programa radiofónico "Abraço da Madeira", pelas 13h.

Cecília Aguiar