1 1 1 1 1

IX Feira Regional da Cana-de-Açúcar e seus Derivados

feira da cana cartazNos dias 12 e 13 de abril a freguesia dos Canhas recebe mais uma edição da "Feira Regional da Cana-de-Açúcar e seus Derivados".

Este evento é organizado pela Câmara Municipal da Ponta do Sol e Casa do Povo da Ponta do Sol (CPPS) e conta com a colaboração da Sociedade dos Engenhos da Calheta, da Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenolvimento Rural, da Junta de Freguesia de Ponta do Sol e da Estalagem da Ponta do Sol.

 

Esta Feira tem como objetivo fundamental a promoção da produção de cana-de-açúcar e dos seus derivados e a valorização do excelente trabalho dos agricultores que dignificam esta cultura, na Região e no mundo, apesar das inúmeras dificuldades que têm enfrentado ao longo dos tempos.

Uma das iniciativas incluídas no programa deste evento denomina-se "A apanha da cana" e será protagonizada pelos colaboradores da Sociedade dos Engenhos da Calheta e pelos turistas hospedados na Estalagem da Ponta do Sol. Esta atividade inclui, também, o tradicional almoço "em cima da terra".

A diversidade e qualidade caracterizam a programação da Feira: desde música e teatro às demonstrações culinárias, aos produtos agrícolas e derivados de cana-de-açúcar ao artesanato, a Feira regional da cana de açúcar e seus deriados tem muito para oferecer a todos os visitantes.

No que concerne à animação musical e teatral, este certame contará com a presença de alguns grupos regionais, tais como o Grupo de Folclore da Ponta do Sol, Miro Freitas & Roberto Freitas Live, 4Litro, Grupo de Teatro da CPPS, Núcleo de Acordeões da CPPS e Cachaços da Junta, entre outros.

Os programas radiofónicos "Músicas do arco-da-velha" e "Abraço da Madeira" estarão também presentes no local e serão fundamentais para a divulgação da Feira.

O espaço do evento contará ainda com a presença de artesãos e agricultores, através da Feira Cores, do Mercado dos Agricultores e das tradicionais barracas de comes e bebes, que incluem a exposição e venda de produtos derivados da cana-de-açúcar.

Este evento será transmitido pela primeira vez através do Canal NAMINHATERRA.COM, para que todos os emigrantes possam participar igualmente no certame, revivendo tradições e mitigando assim as saudades da sua terra.

Do programa, de destacar ainda a intervenção de Sua Excelência o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, pelas 19 horas, no sábado, e, no domingo, a entrega de prémios aos melhores produtores de cana-de-açúcar da RAM e aos vencedores do concurso "Doces com mel de cana".

 

Mirla Fernandes
Presidente da Casa do Povo da Ponta do Sol