1 1 1 1 1

Comadres e Compadres voltam a reunir-se em Santana

festa dos compadres cartaz1Comadres e Compadres voltam a reunir-se em Santana, Município da Cultura 2013-14, para os festejos de Carnaval.

Estas festividades estão sempre associadas à eterna rivalidade entre comadres e compadres, relação por vezes tempestuosa que remonta dos tempos antigos.

Os protagonistas desta festa gozam e criticam o seu rival, recorrendo às quadras satíricas e à confeção de bonecos de palha ou de trapos. Esta é também uma altura propícia à crítica social aproveitando a máxima "é Carnaval, ninguém leva a mal."

O programa de 2014 tem início no dia 20 de fevereiro com a "Quinta das Comadres".

No sábado, dia 22 de fevereiro, tem lugar o cortejo folião, com início previsto às 15h00 no Centro Cívico de Santana. Pelas ruas de Santana irão desfilar os foliões das escolas e centros sociais do concelho. Às 22h00, junto aos Paços do Concelho, terá lugar o Baile da Comadre e do Compadre, onde será eleito e premiado o melhor compadre e comadre.

No domingo, dia 23 de fevereiro, pelas 15h00, realiza-se o cortejo etnográfico, o ponto alto das festividades. O cortejo terá início na Rua Pico António Fernandes (antigo armazém municipal) e contará com largas centenas de figurantes das várias instituições culturais e recreativas do concelho.

Pelas 16.30h, ocorrerá a ilustre "Sentença dos Compadres", liderada pelo Compadre Jodé e sua equipa de compadres e comadres. Posteriormente ocorrerá a queima do compadre e da comadre.

A temática associada este ano aos cortejos é a "Agricultura Familiar", dado que no presente ano, por iniciativa da ONU, se celebra pelos 193 países membros o ano internacional da agricultura familiar.

 

festa dos compadres1O tema, por se enquadrar em cenário próprio, deixa antever muitas encenações alusivas às tradições, usos e costumes agrícolas do povo de Santana e muito humor à mistura.

São mais de 1.200 os figurantes que contribuem para o preenchimento das principais artérias da cidade, numero expressivo que indica de forma surpreendente o envolvimento da população e das instituições locais, no maior festival etnográfico da Região Autónoma da Madeira, sendo por isso, desde 2013, reconhecido pela Secretaria Regional do Turismo como cartaz turístico.

A abrangência e amplitude do cartaz é igualmente reconhecida pela Secretaria Regional do Ambiente, pois através do PRODERAM e sobe a gestão da Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (ADRAMA), tem vindo a apoiar a realização do cartaz permitindo igualmente a sua qualificação.

A acompanhar toda esta envolvência e espírito familiar que preenche as ruas no centro da cidade, estão as tradicionais "barraquinhas" de comes e bebes regionais, assim como os espaços que comercializam, entre outros elementos, produtos alusivos ao Carnaval.

De forma a dinamizar e promover o concelho como destino turístico, potenciar a economia local e manter a identidade cultural, a Câmara Municipal de Santana, em parceria com a empresa municipal Terra Cidade, assumem, uma vez mais, a organização deste evento.

Este é o convite: venha até Santana gozar o Carnaval mais genuíno da Madeira. Hospitalidade e animação não irão faltar!

 

Isabel Caldeira
Fábio Pereira
Terra Cidade, EM

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.