1 1 1 1 1

bruxelas1O evento de promoção da Região Autónoma da Madeira, Madeira Awaits You, uma iniciativa do Gabinete do Eurodeputado madeirense, Dr. Nuno Teixeira, e que decorreu em Bruxelas de 1 a 3 de outubro, foi uma oportunidade de promover e divulgar a qualidade e a diversidade dos produtos agroalimentares produzidos na Região Autónoma da Madeira, reforçando assim a sua notoriedade.

O muito público presente teve então a oportunidade de conhecer e de provar um sortido representativo dos genuínos produtos agroalimentares madeirenses.

A banana da Madeira e os seus derivados deslumbraram em Bruxelas e a banana, no caso produzida em modo biológico e cedida pela GESBA, foi, mais uma vez, a estrela dos produtos agroalimentares regionais, e todos os visitantes do evento tiveram a oportunidade de saboreá-la ao natural e acompanhada por outros produtos regionais.

bruxelas2De igual modo, a sobremesa "Bananim" (MAC-Madeira), a compota (Valvie), a banana-passa (Valvie) e a banana frita (A Segurelha), produtos preparados com banana regional, receberam os maiores elogios, não só pela sua qualidade mas também pelo seu caráter inovador.

O maracujá, cedido pelo produtor Luís Sardinha, o tomate inglês e a pera-abacate, estes cedidos pela empresa Terra Cidade, também estiveram em representação da fruta regional, tendo o seu sabor muito próprio surpreendido todos quantos os provaram.

A presença da Fábrica Mel de Cana do Ribeiro Seco, da Fábrica de Santo António e da empresa A Segurelha, por sua vez, deixou o Parlamento Europeu mais doce com o mel de cana e os seus derivados e os rebuçados de funcho, e ainda com o mel biológico da empresa Acácio Matias. Por outro lado, as ponchas e os licores de banana e maracujá da J. Faria & Filhos e da poncha bag in box e dos licores de rum com laranja e rum com menta do Engenho Novo da Madeira alegraram o Parlamento, tendo o limão regional (Terra Cidade) sido utilizado para a degustação das ponchas tradicionais.

De referir que todos estes produtos, quando presentes noutros eventos realizados fora da Madeira, têm sido muito apreciados pelo público em geral, interessado em experimentar novos sabores e sensações e prova do reconhecimento da elevada qualidade e caráter distinto dos produtos agroalimentares regionais, não tendo o Madeira Awaits You sido exceção.