1 1 1 1 1

bannerfestadovinho1A Festa do Vinho é um dos cartazes turísticos do destino Madeira que presta tributo ao precioso néctar e à sua incontestável importância socio-económica.

Por altura das vindimas (finais de Agosto, início de Setembro), este evento procura recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas.

A celebração da Festa do Vinho Madeira não é mais do que o reconhecimento do seu desempenho enquanto promotor por excelência além fronteira do bom nome do destino turístico do mesmo nome.

Os festejos deste evento que se realiza desde finais dos anos setenta do século passado, iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional. A encerrar a Festa no Estreito de Câmara de Lobos realiza-se a Festa das Vindimas.

A partir do dia 1 de Setembro, a baixa da cidade do Funchal, concretamente o passeio pedonal da Avenida Arriaga, é preenchido com diversas decorações que incluem inúmeras alfaias vitícolas (lagar, pipas, barris, cestos de vindima, meios de transporte tradicionais), quadros vivos e figurantes que recriam as lides do vinho na Madeira (pisa da uva, recriação de usos e costumes regionais por parte de artesãos), gastronomia, mostra e prova de vinhos madeirenses e exposição de artesanato regional. Atuações por parte de grupos de folclore regionais, música tradicional madeirense e espectáculos de música ligeira pela Orquestra Ligeira da Madeira animarão os quatro dias da festa.

O evento Festa do Vinho cessa no Domingo, dia 8 de Setembro com arrojada programação que inclui animação.

Turismo da Madeira