1 1 1 1 1

cereja1O Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos, recebeu no fim de semana de 15 e 16 de março a Festa da Cereja, evento organizado pela Casa do Povo local e que conta ainda com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A Festa da Cereja tem por principal objetivo a valorização e a promoção da cereja regional e constitui também uma oportunidade para dinamizar o comércio local. De igual modo, procura-se relevar o papel da agricultura na preservação da identidade própria e da paisagem regional e fomentar a partilha de conhecimentos e de boas práticas, essenciais para fazer face aos desafios que se colocam atualmente ao setor.

Por outro lado, o evento contou com um vasto programa de animação, marcando presença diversos grupos e artistas regionais, proporcionando momentos agradáveis de convívio e animação aos muitos visitantes, sem esquecer as tradicionais barracas de comes e bebes.

cereja2Do programa, de destacar ainda a intervenção de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional, Dr. Alberto João Jardim no domingo, seguida da entrega de prémios aos agricultores inscritos e aos participantes na segunda edição do concurso Bem Bons – os Produtos Agropecuários da Madeira.

Este concurso está a ser promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, junto dos alunos do 2.º ciclo, em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, através da Direção Regional de Educação, com o objetivo de promover a reflexão sobre o contexto histórico e cultural assim como das principais caraterísticas dos hortofrutícolas cultivados na Região; sensibilizar os jovens para o consumo dos hortofrutícolas regionais; constituir os jovens como atores indispensáveis à promoção e defesa do que é genuinamente regional e ainda incentivá-los à criatividade e ao espírito de equipa no desenvolvimento de trabalhos de expressão plástica.

cerejaNa Festa da Cereja estiveram envolvidos alunos do 5.º e 6.º anos da Escola Básica e Secundária do Estreito de Câmara de Lobos, os quais apresentaram 9 propostas criativas, envolvendo 27 jovens. Os projetos candidatados revelaram grande empenho dos estudantes participantes e a apresentação de soluções originais e com boa qualidade plástica, os quais foram muito apreciados pelo público visitante do evento.

A FNAC Madeira, que apoia a iniciativa, ofereceu um conjunto de jogos didáticos aos intervenientes dos três trabalhos melhor classificados:

1ª classificado: Pedro Pestana; Mara Tatiana; Luís António 
2º classificado: Luís Abreu; Marisa Cardoso; Renato Santos 
3º classificado: Diogo Vieira; Paulo Faria; Miguel Figueira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.