1 1 1 1 1

festadaflor2De 9 a 15 de maio e como habitualmente integrada no programa da Festa da Flor, decorreu a 58.ª Exposição Floral, em plena Praça da Restauração, no Funchal, naquela altura o "coração" permanente do evento.

Esta iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, visa mostrar anualmente o que de melhor se faz na Madeira no que concerne à floricultura, tanto no que respeita a flores de corte, a plantas envasadas, bem como a arranjos florais, tendo sido um convite à participação que é lançado quer a profissionais quer a amadores.

A Exposição Floral deste ano agregou 27 expositores, os quais apresentaram, entre flores e plantas, cerca de 1.900 exemplares. Neste ambiente decorativo "convidou-se" os visitantes a fazerem uma viagem pelos lugares mais emblemáticos da nossa Região Autónoma enquanto apreciavam as belezas florais a concurso. Assim, mais uma vez, tornou-se possível aos madeirenses e aos milhares de turistas que visitam a Região durante este emblemático cartaz turístico da Madeira, apreciarem uma vasta panóplia de produtos da floricultura regional, das flores e plantas às suas composições, maravilhando-se com magníficos exemplares, entre muitas outras espécies, de proteaceas, orquídeas, antúrios, cravos, rosas e gerberas.

Procurou-se ainda que o projeto criativo para a exibição das flores e plantas em exposição no Largo da Restauração fosse inovador, criando um tema para a organização/conceção do espaço, mais evidente através de imagens fotográficas de grande dimensão e textos de enquadramento, o qual foi "Do Mar à Serra".

Na edição deste ano a Exposição Floral recebeu a visita de mais de 62.000 pessoas, um número de visitantes muito próximo do verificado nos últimos dois anos.

festadaflor festadaflor3 festadaflor1

 

Cláudia Dias Ferreira