1 1 1 1 1

A ACAPORAMA e o Quadro Comunitário 2007-2013

O Quadro Comunitário 2007-2013 arrancou com algumas dificuldades, apenas sendo possível aplicar a Estratégia de Desenvolvimento definida inicialmente a partir de meados de 2009, tendo sido o primeiro projeto aprovado pelos Parceiros Locais da ACAPORAMA a 20 de dezembro de 2010.

Desde então, foram aprovados um total de 48 projetos, divididos pelas medidas 3.1 - Diversificação das economias rurais (10), 3.2 - Serviços básicos para a população rural (8) e 3.3 - Conservação e valorização do património rural (30), com um investimento elegível de € 3. 586.125,94, sendo o apoio através do PRODERAM no total de € 2.764.012,01.

Estes projetos potenciaram a criação de 31 postos de trabalho, divididos pelas medidas 3.1 - Diversificação das economias rurais (22) e 3.3 - Conservação e valorização do património rural (9), prevendo-se que este número venha a aumentar com o desenvolvimento dos projetos e sucesso dos mesmos.

Apresentamos, como exemplo, os apoios concedidos à Festa da Castanha, à Lourenço Sardinha Boat Tours e ao Centro Social do Rochão.

acap1 acap2
Lourenço Sardinha Boat Tours
acap4 acap3
Centro Social do Rochão  

 

acap6Na Festa da Castanha, apoiámos a tradição, a cultura e a gastronomia madeirenses bem como o cultivo e a transformação, sendo ainda este evento um incentivo para os agricultores, para o comércio local, para o turismo e para a população em geral. Neste evento, pudemos assistir ainda a um cortejo alegórico em que se exemplifica a apanha da castanha.

Com início de atividade em junho de 2013, a Lourenço Sardinha Boat Tours é um serviço de transporte marítimo que oferece viagens de ligação entre a Marina da Quinta do Lorde e o Cais do Sardinha, onde é possível descobrir a encosta e as belas enseadas da ponta este da ilha ou então desfrutar da paisagem magnífica. Registamos ainda os seis (6) postos de trabalho criados.

A povoação do Rochão está localizada na zona alta da Camacha e é uma comunidade maioritariamente rural, com um índice de envelhecimento elevado e muito ligada à agricultura, sendo que não existem infra-estruturas sociais de convívio nesta comunidade.

O projeto de recuperação e ampliação de parte das instalações da Igreja Paroquial do Rochão destina-se a possibilitar o acolhimento, o convívio e a formação da população jovem e idosa da freguesia, estendendo-se ao Concelho. De referir a importância das parcerias com as entidades locais, a exemplo das escolas, das Casas do Povo e outras para que essas instalações tenham o melhor aproveitamento possível.

De salientar que, apesar das dificuldades económicas e financeiras sentidas por todos, foi possível, com grande esforço e envolvimento e com o apoio das múltiplas parcerias criadas, alcançar os objetivos pretendidos,, algo que nos orgulhamos.

Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira