1 1 1 1 1

A ACAPORAMA e o Quadro Comunitário 2007-2013

O Quadro Comunitário 2007-2013 arrancou com algumas dificuldades, apenas sendo possível aplicar a Estratégia de Desenvolvimento definida inicialmente a partir de meados de 2009, tendo sido o primeiro projeto aprovado pelos Parceiros Locais da ACAPORAMA a 20 de dezembro de 2010.

Desde então, foram aprovados um total de 48 projetos, divididos pelas medidas 3.1 - Diversificação das economias rurais (10), 3.2 - Serviços básicos para a população rural (8) e 3.3 - Conservação e valorização do património rural (30), com um investimento elegível de € 3. 586.125,94, sendo o apoio através do PRODERAM no total de € 2.764.012,01.

Estes projetos potenciaram a criação de 31 postos de trabalho, divididos pelas medidas 3.1 - Diversificação das economias rurais (22) e 3.3 - Conservação e valorização do património rural (9), prevendo-se que este número venha a aumentar com o desenvolvimento dos projetos e sucesso dos mesmos.

Apresentamos, como exemplo, os apoios concedidos à Festa da Castanha, à Lourenço Sardinha Boat Tours e ao Centro Social do Rochão.

acap1 acap2
Lourenço Sardinha Boat Tours
acap4 acap3
Centro Social do Rochão  

 

acap6Na Festa da Castanha, apoiámos a tradição, a cultura e a gastronomia madeirenses bem como o cultivo e a transformação, sendo ainda este evento um incentivo para os agricultores, para o comércio local, para o turismo e para a população em geral. Neste evento, pudemos assistir ainda a um cortejo alegórico em que se exemplifica a apanha da castanha.

Com início de atividade em junho de 2013, a Lourenço Sardinha Boat Tours é um serviço de transporte marítimo que oferece viagens de ligação entre a Marina da Quinta do Lorde e o Cais do Sardinha, onde é possível descobrir a encosta e as belas enseadas da ponta este da ilha ou então desfrutar da paisagem magnífica. Registamos ainda os seis (6) postos de trabalho criados.

A povoação do Rochão está localizada na zona alta da Camacha e é uma comunidade maioritariamente rural, com um índice de envelhecimento elevado e muito ligada à agricultura, sendo que não existem infra-estruturas sociais de convívio nesta comunidade.

O projeto de recuperação e ampliação de parte das instalações da Igreja Paroquial do Rochão destina-se a possibilitar o acolhimento, o convívio e a formação da população jovem e idosa da freguesia, estendendo-se ao Concelho. De referir a importância das parcerias com as entidades locais, a exemplo das escolas, das Casas do Povo e outras para que essas instalações tenham o melhor aproveitamento possível.

De salientar que, apesar das dificuldades económicas e financeiras sentidas por todos, foi possível, com grande esforço e envolvimento e com o apoio das múltiplas parcerias criadas, alcançar os objetivos pretendidos,, algo que nos orgulhamos.

Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.