1 1 1 1 1

Os cuidados alimentares na época do Natal

cuidados alimentares Natal ERPASS DICAs 1 Está a chegar uma das alturas do ano mais aguardadas e apreciadas pelos madeirenses, o Natal!

Apesar de se viver tempos de pandemia, o convívio familiar é uma tradição que muitos pretendem manter, embora o mesmo deva ser feito num contexto familiar mais reduzido e preferindo sempre uma zona de convívio no exterior ou bem arejada, e é certo que muitos dos dias serão passados à mesa, o que conduzirá a excessos alimentares.

O Natal não se restringe apenas aos dias 24 e 25 de dezembro. Habitualmente, começa mais cedo, com as compras no início de dezembro com os carros cheios, onde se incluem os ingredientes típicos para as famosas broas e outras doçarias natalícias, e termina no dia de Santo Amaro (“dia de varrer os armários”).

Nesta época especial, há tendência a passarmos mais tempo em casa. A atual situação pandémica sugere que a confraternização seja com um número de familiares ou de amigos mais reduzido. Numa ocasião para nos dedicarmos a rechear a mesa natalícia, podemos aproveitar para fazer os próprios cozinhados e doçaria e evitar produtos já confecionados, havendo assim a possibilidade de elaborarmos refeições mais saudáveis e com ingredientes mais simples, investindo mais na qualidade do que na quantidade, sem perder a essência do bom sabor a que estamos habituados.

 

Existem variadíssimas alterações que se podem fazer nas receitas típicas para que os pratos se tornem mais saudáveis e igualmente saborosos, entre as quais:

• Reduzir a quantidades de açúcar e de gorduras e substituir os alimentos gordos pelas versões menos gordas ou magras (ex.: leite magro, cacau magro, natas magras, manteiga magra, …);
• Trocar as natas por iogurte natural ou grego ligeiro;
• Optar por carnes magras ou retirar a gordura visível;
• Beneficiar dos preparados culinários mais simples, como os estufados sem refogar, os cozidos a vapor ou grelhados, a outros que degradam mais os nutrientes, como os assados ou os fritos;
• Escolher sobremesas mais ricas em fruta (ex.: salada de frutas).

No que diz respeito às bebidas, a palavra de ordem é moderação, quer para as bebidas alcoólicas quer para os refrigerantes e sumos. A água sempre disponível e bebida em abundância.

A atividade física continua a ser fundamental também nesta época do ano. Os passeios a pé ou caminhadas são sempre boas sugestões, mas até um simples jogo com os mais novos pode tornar-se uma forma divertida de favorecer a digestão dos excessos alimentares ao longo do dia. Quanto mais exercício, mais o corpo agradece.

Não sinta receio em dizer “não, obrigada”. Opte apenas por aqueles alimentos que gosta verdadeiramente ou que não consegue resistir, ninguém leva a mal se não comer “aquela” broa ou provar “aquele” licor!

Tal como ao longo do ano, na quadra natalícia a moderação é o verdadeiro segredo. Não há nada de errado em se desfrutar de uma refeição festiva em família, mas devemos presentear refeições saudáveis, nutritivas, prazerosas e promotoras de bem-estar físico e da efetividade da época.

Um bom Natal!


Sandra Gonçalves (Nutricionista 3694N)
SESARAM, E.P.E.
Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS)