1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (4 Votos)

Dicas de segurança alimentar na preparação de churrascos

dicas1Os piqueniques e churrascos com família e amigos estão na lista das atividades preferidas pelos madeirenses, em especial nos feriados e fins de semana de Verão. Compilamos algumas precauções especiais para quem prepara alimentos durante esta estação, de modo a evitar toxoinfeções alimentares.

1. Seleção de alimentos: compre apenas em lojas licenciadas, de boa reputação e boas condições higiénicas; assegure-se que a embalagem está intacta e verifique a data de validade, condições de conservação (produtos congelados sem sinais de descongelação, armazenados a temp. ≤ -18℃ e refrigerados a temp. ≤ 4℃) e origem (estabelecimentos aprovados); os alimentos crus devem ser separados dos alimentos confecionados, para evitar a contaminação cruzada; e escolha os produtos refrigerados/congelados apenas no final das compras, para encurtar o tempo que ficam à temperatura ambiente.

 

2. Armazenamento: os alimentos crus, refrigerados ou congelados devem ser guardados no frigorífico o mais cedo possível após a compra, se não forem consumidos imediatamente; os produtos alimentares devem ser arrumados num recipiente com tampa, antes de serem colocados no frigorífico; cumpra o princípio "os alimentos cozinhados devem ser colocados na parte superior do frigorífico e os crus na parte inferior"; verifique a temperatura de armazenamento no frigorífico, para assegurar que a temperatura de refrigeração está ≤ 4℃ e a temperatura de congelação a ≤ -18℃; os alimentos que requerem temperatura ambiente podem ser armazenados num local seco e fresco e deve evitar-se a exposição direta ao sol.

3. Preparação: lave abundantemente as frutas frescas e vegetais; os produtos congelados devem ser descongelados totalmente e nunca à temperatura ambiente: devem ser colocados na parte inferior do frigorífico e, caso os descongele com água corrente, o tempo de descongelação nunca deverá exceder as 2 h; utilize sempre utensílios distintos para preparar comida crua e cozinhada, para evitar a contaminação cruzada; os alimentos marinados devem ser armazenados imediatamente no frigorífico, a temperatura ≤ 4℃.

4- No churrasco: para os produtos que requerem baixas temperaturas, coloque-os numa caixa térmica portátil com termoacumulador e mantenha-a sempre fechada; grelhe muito bem as carnes, sobretudo o interior, até que o seu molho perca a cor rosada e sem vestígios de sangue ao corte; coloque os alimentos grelhados em pratos e utensílios bem limpos, distintos dos utilizados para as carnes cruas; consuma os alimentos assim que estiverem prontos, não devendo deixá-los à temperatura ambiente por mais de 2 h (1 h se a temperatura ambiente ≥ 32.ºC).

5- Limpeza: lave bem as mãos com água e sabão líquido, antes e depois de manusear e consumir os alimentos.

 

Romana Neves
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural