1 1 1 1 1

Clientes dão nota muito positiva ao Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas – CAPA

Realizaram-se no final de 2013 inquéritos de satisfação destinados a três tipos de utentes do Centro de Abastecimento de Produtos Agrícolas (CAPA), também conhecido como Mercado Abastecedor de São Martinho: vendedores eventuais, vendedores dos postos fixos e consumidores finais.

No total, entrevistaram-se 102 utentes vendedores (90 eventuais e a totalidade dos 12 utentes dos postos fixos) e 180 utentes consumidores finais.
Nas questões colocadas aos utentes vendedores, concluímos que 78% desta categoria, são operadores do mercado entre 10 e 20 anos, o que significa que grande parte desses utentes (80 dos 102 inquiridos), estão bastante fidelizados com este espaço comercial, sendo que mais de metade (53%) desloca-se ao CAPA duas vezes por semana.

Apesar de algumas limitações e constrangimentos, a maior parte relacionados com os já vinte e um anos do estabelecimento orientado para a atual função, os funcionários têm conseguido realizar um trabalho rápido e eficaz, indo ao encontro da satisfação do utente, tratando-o sempre com cortesia e profissionalismo.

Relativamente às vendas de 2013 e comparativamente com as de 2012, estas foram positivas, uma vez que 69% dos utentes vendedores manteve ou aumentou a quantidade de vendas, sendo que 53% mantiveram e 10% aumentaram o seu valor de vendas, respetivamente, isto é, 63% dos utentes tiveram valores de vendas positivos.

Para isso também contribuiu a nova categoria de Consumidor final que surgiu a 10 de novembro de 2012, onde verificamos que 48 dos utentes vendedores inquiridos (47%) num universo de 102 utentes, responderam que aquela categoria de comprador é importante para o negócio, aumentando assim o escoamento das suas produções e consequente aumento de rendimento.

inq2Grau de satisfação (1-5) dos utentes vendedores (eventuais e fixos)

Quanto ao grau de satisfação médio dos utentes vendedores (eventuais e fixos) e numa escala de 1 a 5, verifica-se que 63,7% estão satisfeitos (4) e 23,5% muito satisfeitos (5), ou seja, constata-se que 87% destes utentes estão satisfeitos a muito satisfeitos com as instalações e serviços prestados pelo CAPA.

 

Consumidores Finais aderem e fidelizam-se ao CAPA

No que se refere aos 180 inquéritos de satisfação realizados aos utentes consumidores finais e apesar de ser uma categoria de cliente relativamente recente (desde novembro de 2012), 31% destes já frequentam o CAPA há algum tempo, entre um a seis meses, referindo que tiveram conhecimento desta categoria através de familiares, amigos e conhecidos.

Quanto à frequência com que se deslocam ao CAPA, 41% dos consumidores finais fazem-no uma vez por semana com predominância à quinta-feira, onde adquirem produtos com qualidade, variedade e frescura. É justamente a frescura que o utente mais procura neste Mercado, pois 46% dos inquiridos assim o afirmaram, apesar da concorrência de outros estabelecimentos de venda. Relativamente aos preços e quando comparados com os das outras superfícies comerciais, 51% dos utentes (91 inquiridos num universo de 180), responderam que os do CAPA eram mais baratos, sendo que 91% dos utentes, fizeram mesmo compras.

No que se refere ao modo de produção dos produtos agrícolas escolhidos pelos utentes, 86% optou pelo produto convencional e 14% pelo produto biológico. Os produtos hortofrutícolas mais procurados pelos consumidores finais foram o tomate (82% das respostas), seguido da alface (72%), produtos estes, muito perecíveis e que se apresentam no CAPA, com um grande grau de frescura e qualidade.

Cabe aqui sublinhar ainda que, em tão pouco tempo de existência desta categoria Consumidor Final no CAPA, é notável haver um terço dos inquiridos (34%) que responderam ter mudado de local de compras a favor deste Mercado.

inq3Grau de satisfação (1-5) dos utentes consumidores finais

Quanto ao grau médio de satisfação dos utentes consumidores finais do CAPA e numa escala de 1 a 5, 54% e 25% dos utentes indicaram estar satisfeitos (4) e muito satisfeitos (5), respetivamente. Por outras palavras, 79% dos entrevistados, afirmaram-se satisfeitos a muito satisfeitos.

Por isso, caro leitor, se ainda não visitou o CAPA, faça-o de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 19h00 e ao sábado das 7h00 às 12h00. Vai ver que vai gostar!

 

Joaquim Leça
Marília Serrão
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural