1 1 1 1 1

Tilhitas, o mais recente segredo da Madeira

tilhitas1Já conhece o mais recente segredo da Madeira? A receita é familiar e foi mantida secreta durante mais de um século pelas mulheres da família. Da sua avó para a sua mãe, Sara Jardim acreditou que era a altura certa de dá-las a conhecer ao Mundo e que seriam o componente que faltava para ajudá-la a concretizar o seu sonho de "mudar o mundo".

Assim, surge a Splendid Favorite, empresa familiar criada por Inês Jardim e as suas filhas, Sara e Mafalda.

O nome do seu produto não surge ao acaso, é sim uma forma de honrar a Avô Tili, a detentora original da receita das bolachinhas de aveia e, com orgulho, as Tilhitas, assumem a pronúncia com lh, tão característica do léxico madeirense.

 

A empresa nasceu enraizada na vontade de apoiar movimentos ligados à assistência a animais abandonados e servirá em breve para financiar a associação PETDirect, que está a ser criada por uma das sócias. A própria embalagem das bolachas irá revelar essa intenção e ajudar a alertar para os temas.

Mas o alcance destas pequenas e saborosas Tilhitas é arrojado: "Queremos que as Tilhitas sejam uma referência da doçaria tradicional da ilha da Madeira, ao mesmo nível do bolo de mel ou das broas de mel", conta Sara Jardim, mentora do projeto.

Apostando em ingredientes locais como o mel de cana, as bolachinhas de aveia também já convenceram quem não é da família. "São bolachas únicas, finas e estaladiças e o sabor não tem explicação, é como música no palato!" – diz a gerente.

A verdade é que, depois de provar, as Tilhitas jamais se esquecem, sejam com um chá, um café, a polvilhar um bom iogurte natural ou um bom gelado, são insubstituíveis para servir, oferecer, saborear...

As embalagens remetem à tradição madeirense, dos vinhos e dos bordados, e estão já a ser distribuídas em mercearias típicas, pontos turísticos estratégicos e divulgadas em eventos e feiras que decorrem por toda a ilha.

Comunicando com os seus clientes através da sua página de facebook (www.facebook.com/tilhitas), as Tilhitas têm o seu lançamento oficial agendado para final de outubro, altura em que farão "algo de verdadeiramente único e especial".