1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (8 Votos)

O castanheiro

castanheiro1 O castanheiro é uma angiospérmica dicotiledónea da família das Fagáceas, género Castanea, espécie Castanea sativa Miller.

É uma árvore de folha caduca, de grande porte, podendo atingir 40 metros de altura, e a sua copa é semi-esférica.

Existem dois tipos de castanheiro: o bravo e o manso.

O castanheiro manso destina-se à produção de fruto e, por sua vez, o bravo à produção de madeira. Dá-se o nome de souto a um povoamento de castanheiros para produção de frutos e o nome da castinçal a um povoamento de castanheiros para produção de madeira.

A castanha é um fruto de forma cónica que se desenvolve dentro de um invólucro espinhoso, o ouriço. Cada ouriço pode ter até três castanhas.

Do ponto de vista nutricional, a castanha é rica em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura.

O castanheiro desenvolve-se em zonas com altitude superior a 400 metros e com baixas temperaturas no inverno, preferindo solos ligeiramente ácidos, soltos, ricos e profundos.

Floresce no período que vai de maio a junho e os frutos amadurecem nos meses de outubro e novembro.

 
castanheiro2
castanheiro3

As principais pragas da cultura são o bichado da castanha (Cydia splendana) e, mais recentemente, a vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmnus kuriphilus).

As principais doenças são o cancro do castanheiro (Endothia parasítica) e a doença da tinta associada a dois fungos (phytophthora cinnamomi e phytophthora cambivora).

O castanheiro é uma árvore de grande longevidade, podendo atingir mais de 900 anos, e de enorme importância. Fornece-nos, como já referido, castanha e madeira de grande qualidade, mas também contribui para a biodiversidade consequente da vegetação espontânea que cresce debaixo da copa, inclusivamente cogumelos e ervas aromáticas.


Paula Rocha
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura