1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (4 Votos)

Sidras da Madeira – uma paixão que cresce

sidra1 A Junta de Freguesia do Jardim da Serra e o CDISA Quinta Leonor, em colaboração com o Hotel Quinta da Serra, levou a efeito no dia 16 de maio, nesta mesma unidade hoteleira, a segunda edição do «Diferenciar e Valorizar a Sidra Regional».

A primeira parte do acontecimento integrou uma conferência com o tema «O Futuro da Sidra Regional», pela Eng. Regina Pereira, Técnica Superior da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, seguida de uma prova comentada de cocktails com sidra de Pero Domingos e outros frutos regionais, designadamente das primeiras cerejas do Jardim da Serra, pelos Barmen Alberto Silva, Sónia Rodrigues e Emídio Alves.

Para terminar a primeira parte do evento, houve ainda tempo para a degustação de cocktails de sidra, com a participação de todo o público presente.

A segunda parte do acontecimento foi constituída por um jantar temático, conjugado com o projeto «do poio ao prato», no restaurante Greenvalley do Hotel da Quinta da Serra, com uma ementa elaborada pelo chef Yves Gautier, em que o destaque foi para a bruschetta de atum marinado em sidra e maracujá, as asinhas de frango em barbecue com sidra de pero domingos, ameixas vermelhas e arroz de caril. E, para finalizar, sabayon de sidra com amoras da Quinta caramelizadas, com pimenta e vinagre balsâmico, geleia de flores e sidra.

 

sidra2 É de notar que o Greenvalley obteve recentemente o certificado de nível «Bronze/30 – 60 BIO», resultado de uma clara aposta da administração e direção do Quinta da Serra na utilização de produtos de Agricultura Biológica, alguns deles já obtidos nos 96 hectares da propriedade onde está integrado o estabelecimento.
O programa foi dinâmico e contou com um grande envolvimento da maioria dos participantes, cerca de 40, os quais colocaram questões muito interessantes sobre a temática das sidras da Madeira, no momento de debate que se seguiu à apresentação central do programa.

A Junta de Freguesia do Jardim da Serra e o CDISA-Quinta Leonor, neste caso liderado pelo Prof. Manuel Neto, uma vez mais demonstraram, com a organização desta iniciativa, um notável empenho, e por que não dizer paixão, na promoção e divulgação das qualidades distintivas das sidras madeirenses, com particular naquela que muito têm acarinhado, a sidra monovarietal do Pero Domingos.

Por último, é de referir que o evento contou com a participação do Diretor Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Paulo Santos, e da vereadora da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Verónica Faria.

 

Divisão de Promoção do Comércio Agroalimentar
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.