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selo mmCom exatamente dois anos de existência, a marca "Produto da Madeira" conseguiu já afirmar-se como a insígnia que distingue os produtos de origem regional com os restantes de outras proveniências.

Para a Região Autónoma da Madeira os setores agrícola e agroindustrial são de grande importância económica, social e ambiental, pelo que o Governo Regional tem vindo a promover um conjunto de iniciativas que contribuam para a melhor valorização das suas produções, nomeadamente através de uma maior e mais assertiva promoção e divulgação das mesmas.

No desenvolvimento destas iniciativas, e no contexto de um mercado cada vez mais globalizado, identificou-se o significado e relevo dados pelos consumidores quanto ao reconhecimento e garantia da origem dos produtos que consomem, tendo o Governo Regional criado em Março de 2011, através da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, o símbolo gráfico "Produto da Madeira", de acesso voluntário.

É neste sentido que a insígnia "Produto da Madeira" visa diferenciar e distinguir, na distribuição, as produções obtidas no nosso território insular, catalisando a vontade e o orgulho dos que produzem e dos que consomem as produções da Madeira e do Porto Santo e contribuindo, desta forma, para alicerçar uma relação de confiança e de cumplicidade entre uns e outros e gerar efeitos multiplicadores, quer ao nível da produção quer da comercialização, com vantagens para todos os agentes envolvidos.

A marca "Produto da Madeira" conta já com mais de 4.000 produtores agrícolas aderentes, dos mais diversos setores, desde as frutas às hortícolas, com representação também nas flores produzidas na Madeira. Todavia, esta insígnia é também uma referência usada pelas empresas agroindustriais e do artesanato, contanto já com quase uma centena de adesões.

Outro setor que, desde o lançamento da insígnia, compreendeu perfeitamente o nosso objetivo e tem sido um verdadeiro parceiro nesta missão, foi o setor da distribuição, tanto o pequeno como o grande retalho. Assim, esta marca tem sido também utilizada como ferramenta de identificação, permitindo sinalizar que no espaço aderente são comercializados e valorizados produtos da Madeira.

Estas empresas têm demonstrado imensa dinâmica na implementação e fixação da marca nos consumidores, facto que nos demonstra a enorme lacuna que existia antes do Decreto-legislativo e permite-nos inferir que a marca "Produto da Madeira" foi mais uma aposta ganha.

Produto da Madeira Produto da Madeira Produto da Madeira Produto da Madeira

Bernardo Melvill de Araújo

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