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A marca "Produto da Madeira"

marcaPM1A marca «Produto da Madeira» deriva do Sistema de Certificação de Origem Garantida dos Produtos da Região Autónoma da Madeira. Assim, através da insígnia "Produto da Madeira" dotou-se os produtores da Madeira de uma ferramenta útil que lhes permite diferenciar e distinguir na distribuição as produções obtidas no nosso território insular, catalisando o orgulho dos que bem produzem e também dos que consomem as produções da Região Autónoma da Madeira. Contribui, desta forma, para reforçar a relação de confiança e de cumplicidade entre uns e outros.

A adesão à marca «Produto da Madeira» é gratuita e de caráter voluntário. Tendo como base este caráter voluntário, os serviços da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (SRA) recebem diariamente os agricultores e as empresas interessados em aderir ao sistema, desde que reúnam as condições de elegibilidade. A forte adesão demostra o quanto a marca «Produto da Madeira» contribui significativamente para melhor vender.

Os últimos dados revelam que a marca «Produto da Madeira» tem 4.485 inscritos, dos quais 4.256 são produtores agrícolas e pecuários, 125 são empresa de retalho e grossitas, 23 artesões e os restantes referentes à indústria regional, que, embora em número ainda pouco expressivo, a respectiva importância não deve ser menosprezada, uma vez que as empresas agroindustriais têm procurado esta identificação como forma de valorizar o seu produto.

Estes valores espelham bem que a decisão de criação de marca foi uma estratégia bem definida e igualmente bem implementada, com vantagens claras para os seus utilizadores.

Outro setor que, desde o lançamento da insígnia, compreendeu perfeitamente o objetivo visado e tem sido um verdadeiro parceiro nesta missão é o setor do comércio, tanto o pequeno como a média e grande distribuição. Estas empresas têm demonstrado imensa dinâmica na implementação e fixação da marca nos consumidores, facto que comprova a lacuna que existia anteriormente e que o Decreto Legislativo Regional veio colmatar.

Para a identificação dos produtos, a SRA cede gratuitamente aos requisitantes aderentes à marca "Produto da Madeira" os selos autocolantes, em duas dimensões distintas (2cm e 5cm). Refira-se também que, desde a criação da marca e até ao momento, foram já cedidos cerca de seis milhões de selos.

 

marcaPM2Mais se refere que, promovendo a completa transparência da insígnia, a SRA disponibiliza a todos os cidadãos a listagem atualizada de todos os aderentes em http://www.sra.pt/dradr/. Por outro lado, todos os selos cedidos estão numerados e também disponíveis para consulta no mesmo sítio de internet bem como os selos cedidos, o aderente requisitante e em que produtos está autorizado a aplicar os mesmos.

Por outro lado, e passados 3 anos da sua criação, considerou-se oportuno proceder a uma avaliação consistente do grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca "Produto da Madeira". Para tal, foi implementado um inquérito que foi realizado a 597 indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na Região Autónoma da Madeira, com um nível de confiança de 95% e intervalo de confiança de 4%. Deste inquérito, apurou-se que 97% dos consumidores madeirenses considera importante a existência da marca «Produto da Madeira» e 92% dos inquiridos conhece a marca «Produto da Madeira», porquanto 89% já comprou produtos da referida marca.

O inquérito revelou também que 97% dos inquiridos referiu que nos locais onde habitualmente compra produtos agroalimentares existem produtos identificados com a marca "Produto da Madeira" assim como 79% considera que a referida marca está suficientemente visível e publicitada nos locais de venda. Destaca-se que 88% dos inquiridos, na compra de um determinado produto, mesmo quando existe um igual de outras origens, prefere os de origem regional. No mesmo sentido, 94% afirmou que prefere comprar produtos com marca «Produto da Madeira» porque têm mais qualidade e são mais frescos que os de outras origens.

Assim, o inquérito realizado revelou o elevado grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca «Produto da Madeira», refletindo a capacidade da Madeira de produzir produtos de qualidade, capazes de competir com outros produtos de diferentes origens.

 

Cláudia Dias Ferreira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

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