A marca "Produto da Madeira" |
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A adesão à marca «Produto da Madeira» é gratuita e de caráter voluntário. Tendo como base este caráter voluntário, os serviços da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (SRA) recebem diariamente os agricultores e as empresas interessados em aderir ao sistema, desde que reúnam as condições de elegibilidade. A forte adesão demostra o quanto a marca «Produto da Madeira» contribui significativamente para melhor vender. Os últimos dados revelam que a marca «Produto da Madeira» tem 4.485 inscritos, dos quais 4.256 são produtores agrícolas e pecuários, 125 são empresa de retalho e grossitas, 23 artesões e os restantes referentes à indústria regional, que, embora em número ainda pouco expressivo, a respectiva importância não deve ser menosprezada, uma vez que as empresas agroindustriais têm procurado esta identificação como forma de valorizar o seu produto. Estes valores espelham bem que a decisão de criação de marca foi uma estratégia bem definida e igualmente bem implementada, com vantagens claras para os seus utilizadores. Outro setor que, desde o lançamento da insígnia, compreendeu perfeitamente o objetivo visado e tem sido um verdadeiro parceiro nesta missão é o setor do comércio, tanto o pequeno como a média e grande distribuição. Estas empresas têm demonstrado imensa dinâmica na implementação e fixação da marca nos consumidores, facto que comprova a lacuna que existia anteriormente e que o Decreto Legislativo Regional veio colmatar. Para a identificação dos produtos, a SRA cede gratuitamente aos requisitantes aderentes à marca "Produto da Madeira" os selos autocolantes, em duas dimensões distintas (2cm e 5cm). Refira-se também que, desde a criação da marca e até ao momento, foram já cedidos cerca de seis milhões de selos. |
Por outro lado, e passados 3 anos da sua criação, considerou-se oportuno proceder a uma avaliação consistente do grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca "Produto da Madeira". Para tal, foi implementado um inquérito que foi realizado a 597 indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na Região Autónoma da Madeira, com um nível de confiança de 95% e intervalo de confiança de 4%. Deste inquérito, apurou-se que 97% dos consumidores madeirenses considera importante a existência da marca «Produto da Madeira» e 92% dos inquiridos conhece a marca «Produto da Madeira», porquanto 89% já comprou produtos da referida marca. O inquérito revelou também que 97% dos inquiridos referiu que nos locais onde habitualmente compra produtos agroalimentares existem produtos identificados com a marca "Produto da Madeira" assim como 79% considera que a referida marca está suficientemente visível e publicitada nos locais de venda. Destaca-se que 88% dos inquiridos, na compra de um determinado produto, mesmo quando existe um igual de outras origens, prefere os de origem regional. No mesmo sentido, 94% afirmou que prefere comprar produtos com marca «Produto da Madeira» porque têm mais qualidade e são mais frescos que os de outras origens. Assim, o inquérito realizado revelou o elevado grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca «Produto da Madeira», refletindo a capacidade da Madeira de produzir produtos de qualidade, capazes de competir com outros produtos de diferentes origens.
Cláudia Dias Ferreira |