1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Mais de 90% dos madeirenses conhece a marca "Produto da Madeira"

graf1 mm
Gráfico 1
graf2 mm
Gráfico 2
graf3 mm
Gráfico 3

A marca "Produto da Madeira" foi criada para distinguir e reforçar a confiança nas nossas produções, funcionando como instrumento de identificação, diferenciação e valorização dos produtos regionais junto dos consumidores.

Passados 3 anos da sua criação, considerou-se imprescindível e importante proceder a uma avaliação consistente do grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca "Produto da Madeira".

Para tal, foi criado um modelo de inquérito, denominado Inquérito Marca "Produto da Madeira", realizado a 597 indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na Região Autónoma da Madeira, com um nível de confiança de 95% e intervalo de confiança de 4%.

Da análise estatística do inquérito Marca "Produto da Madeira" constata-se que 97% dos consumidores madeirenses considera importante a existência da marca "Produto da Madeira" (Gráf.1).

De igual modo, 92% dos inquiridos conhece a marca "Produto da Madeira" (Gráf. 2), porquanto 89% já comprou produtos da referida marca (Gráf. 3).

Salienta-se ainda que 97% dos inquiridos refere que nos locais onde habitualmente compra produtos agroalimentares existem produtos identificados com a marca "Produto da Madeira" (Gráf. 4) assim como 79% considera que a referida marca está suficientemente visível e publicitada nos locais de venda (Gráf. 5). 

 
graf4 mm graf6 mm
Gráfico 4 Gráfico 5

Do mesmo modo, cerca de 85% dos inquiridos considera que a marca "Produto da Madeira" abrange uma suficiente diversidade de produtos (Gráf. 6).

Convém ainda destacar que 88% dos inquiridos, na compra de um determinado produto, mesmo quando existe um igual de outras origens, prefere os de origem regional (Gráf. 7). No mesmo sentido, 94% afirma que prefere comprar produtos com marca Madeira porque têm mais qualidade e são mais frescos que os de outras origens (Gráf.8).

graf7 mm graf8 mm
Gráfico 7 Gráfico 8

Por conseguinte, importa realçar desta análise o elevado grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca "Produto da Madeira", refletindo a nossa capacidade de produzir produtos de grande qualidade, capazes de competir com quaisquer produtos de outras origens.

 

Lucília Lourenço
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar