Mais de 90% dos madeirenses conhece a marca "Produto da Madeira" |
||||||||||||||||
A marca "Produto da Madeira" foi criada para distinguir e reforçar a confiança nas nossas produções, funcionando como instrumento de identificação, diferenciação e valorização dos produtos regionais junto dos consumidores. Passados 3 anos da sua criação, considerou-se imprescindível e importante proceder a uma avaliação consistente do grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca "Produto da Madeira". Para tal, foi criado um modelo de inquérito, denominado Inquérito Marca "Produto da Madeira", realizado a 597 indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes na Região Autónoma da Madeira, com um nível de confiança de 95% e intervalo de confiança de 4%. Da análise estatística do inquérito Marca "Produto da Madeira" constata-se que 97% dos consumidores madeirenses considera importante a existência da marca "Produto da Madeira" (Gráf.1). De igual modo, 92% dos inquiridos conhece a marca "Produto da Madeira" (Gráf. 2), porquanto 89% já comprou produtos da referida marca (Gráf. 3). Salienta-se ainda que 97% dos inquiridos refere que nos locais onde habitualmente compra produtos agroalimentares existem produtos identificados com a marca "Produto da Madeira" (Gráf. 4) assim como 79% considera que a referida marca está suficientemente visível e publicitada nos locais de venda (Gráf. 5). |
Do mesmo modo, cerca de 85% dos inquiridos considera que a marca "Produto da Madeira" abrange uma suficiente diversidade de produtos (Gráf. 6). Convém ainda destacar que 88% dos inquiridos, na compra de um determinado produto, mesmo quando existe um igual de outras origens, prefere os de origem regional (Gráf. 7). No mesmo sentido, 94% afirma que prefere comprar produtos com marca Madeira porque têm mais qualidade e são mais frescos que os de outras origens (Gráf.8).
Por conseguinte, importa realçar desta análise o elevado grau de notoriedade e adesão dos consumidores à marca "Produto da Madeira", refletindo a nossa capacidade de produzir produtos de grande qualidade, capazes de competir com quaisquer produtos de outras origens.
Lucília Lourenço |
- Detalhes