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Reid's privilegia produtos agroalimentares regionais

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O Reid's Madeira Palace é, pelo seu charme e elegância, o hotel de excelência na ilha da Madeira. Fundado em 1891 pelo escocês William Reid, a vista das suas varandas sobre a baía do Funchal é única.

Mas o Reid´s é muito mais do que a sua história, ela também parte da própria história da Região, o Reid's é um hotel que tem contribuído para uma maior e melhor divulgação da qualidade e características únicas dos produtos agroalimentares regionais.

A esse propósito, conversámos com Luís Pestana, Chefe Executivo, e Carlos Gonçalves, Chefe de Compras, que nos revelaram o interesse na valorização dos produtos agroalimentares regionais, incentivando o seu consumo nas refeições servidas aos hóspedes, cuja curiosidade é significativa, e contribuindo assim para uma maior rentabilidade de todos aqueles que se dedicam à actividade agrícola.

De facto, e embora ainda não seja possível garantir na totalidade, são já muitos os produtos utilizados, de preferência provenientes da agricultura em modo de produção biológica, a exemplo da alface, da cenoura, da batata, do maracujá ou do tomate inglês, entre muitos outros, e os menus são idealizados tendo em consideração não só os produtos da época mas também a disponibilidade dos produtos agroalimentares com origem regional.

 

De igual modo, a beringela, a couve-rábano e o ruibarbo utilizados são cultivados na Região e resultam de propostas feitas aos próprios agricultores. Luís Pestana refere que a recetividade dos agricultores, sobretudo dos mais jovens e com formação específica, aos desafios colocados é significativa e que os novos desafios são constantes, a exemplo mais recentemente dos espargos ou dos cogumelos, bem como a maior sensibilidade para a excelência do produto.

Referem-nos ainda a utilização do queijo fresco e do mel regionais, do bolo do caco e, mais recentemente, da parceria estabelecida com a Valvie, que veio permitir que as compotas servidas sejam de fabrico regional e com rótulos personalizados.

Em jeito de conclusão, dizem-nos que esta relação é uma mais-valia para ambas as partes, hotel e produtores, relevando o sabor e a frescura dos produtos utilizados e a relação direta que é estabelecida com o produtor, permitindo o pagamento de um preço mais justo por esses mesmos produtos.

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