1 1 1 1 1 Pontuação 4.50 (2 Votos)

Bolo de mel de cana da Madeira - 3 Corações distinguido em concurso nacional de doçaria conventual portuguesa com medalha de ouro

bolo de mel1Decorreu neste mês de março o 4.º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa, promovido pelo Centro Nacional de Exposições, em parceria com a Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, em Santarém, tendo sido o bolo de mel de cana da Madeira, da marca "3 Corações", distinguido com uma medalha de ouro.

Para efeitos deste concurso, entende-se por "doce conventual" o produto de pastelaria, confeitaria ou de transformação de produtos hortofrutícolas, produzido em Portugal, cujos ingredientes, receitas, origem em conventos e/ou geográfica e forma de apresentação estejam registados em fontes históricas ou com elas relacionadas.

 

De igual modo, devem revelar, pelas suas características próprias, interesse histórico-cultural, etnográfico, social ou técnico, evidenciando valores de memória, antiguidade, autenticidade, singularidade ou exemplaridade.

A marca 3 Corações é uma produção de cariz familiar, cuja missão é dar continuidade e redescobrir antigas receitas da confeitaria regional das ilhas da Madeira e Porto Santo. Apareceu recentemente no mercado regional comercializando bolos de mel de cana e biscoitos tradici onais da Madeira com base em antigas receitas de família, contando já com uma vasta gama de produtos da doçaria tradicional madeirense.

A sua receita de bolo de mel de cana da ilha da Madeira respeita o uso dos ingredientes originais, com especial relevo para o uso de manteiga e o uso de mel de cana produzido de forma tradicional. O excelente equilíbrio das proporções usadas de especiarias constitui um dos seus mais preciosos segredos, sendo essa uma das mais-valias deste produto. Também a utilização exclusiva da cidra produzida na ilha da Madeira como fruta cristalizada torna-o único e de "fim de boca" que o distingue de outros bolo.

É imagem de marca o bolo ser decorado com 3 elementos de cada fruto, i.e., 3 amêndoas, 3 bocados de noz e 3 talhadas de cidra, com metade de uma noz ao centro.

Divisão de Promoção do Comércio Agroalimentar
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.